Com novo acelerador linear, Hospital de Câncer dobrará atendimentos em radioterapia

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja visitou na manhã desta terça-feira (16) o Hospital de Câncer Alfredo Abraão em Campo Grande. A visita foi para acompanhar o recebimento de um novo acelerador linear que substituirá o atual equipamento utilizado pelo hospital. Acompanhado do secretário de estado de saúde Nelson Tavares e do diretor-presidente do Hospital de Câncer, Carlos Alberto Coimbra, o governador verificou os 26 que compõe o acelerador linear. O equipamento será montado no mesmo bunker utilizado pelo hospital, com algumas adequações, acessórios e reformas que também serão financiadas pelo governo do estado, avaliada em aproximadamente R$ 1,5 milhão.

De acordo com o governador, a entrega do equipamento reforça os serviços de radioterapia dobrando os atendimentos no hospital Alfredo Abraão. “É uma conquista importante para Mato Grosso do Sul que já tinha iniciado no início do ano passado. É um aparelho muito mais moderno que possibilitará dobrar os números de atendimentos no hospital, com a expectativa de que em 120 dias ele já entre operação, podendo assim zerar a fila de radioterapia em Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador.

“É um aparelho muito mais moderno que possibilitará dobrar os números de atendimentos no hospital”, disse governador

O novo equipamento é resultado de um acordo entre o Ministério da Saúde e o governo do estado, que desde o início do ano passado teve a confirmação da doação do equipamento que estava em Goiânia. “É um marco em Mato Grosso do Sul, pois estamos instalando um aparelho de ultima geração no Hospital de Câncer. Tudo isso esta sendo administrado em um tempo curto, onde faremos a adequação da estrutura do hospital e em menos de 120 dias já teremos o novo acelerador em operação para a população. Nesse meio tempo, vamos conseguir redirecionar os atendimentos para outro lugar, mas ainda assim sob tabela SUS e sem impactos negativos”, destacou o secretário de estado de saúde, Nelson Tavares.

É um marco em Mato Grosso do Sul, pois estamos instalando um aparelho de ultima geração no Hospital de Câncer”, destacou Nelson Tavares

Reformas

Com o novo acelerador linear, o bunker que comporta o atual equipamento do Hospital de Câncer Alfredo Abraão passará por reformas e adequações. A reforma será custeada por repasses do Governo do Estado, que também custearão acessórios para o setor. Prevista para 120 dias, os atendimentos de radioterapia serão encaminhados para a clínica Radius durante as obras sob tabela SUS.

Para o diretor-presidente Carlos Alberto Coimbra, a conquista do novo aparelho aumenta a oferta de serviços em radioterapia para a população. “Estamos felizes com a chegada deste aparelho com o apoio do governo do estado e cabe a nós agora colocar este aparelho em funcionamento o mais rápido possível. Já tivemos a confirmação por parte do governo do estado o repasse de R$ 1,5 milhão que custeará as obras do bunker e a compra de acessórios. Estamos prevendo que em 120 dias já estejamos em operação com o novo aparelho, mas acredito que até antes deste período o atendimento tenha voltado para o hospital”, confirmou o Carlos Coimbra.

Jefferson Gonçalves  – Secretaria de Estado de Saúde