HRMS homenageia mães e celebra Semana Estadual de Doação de Leite Materno

Campo Grande (MS) – O Banco de Leite do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realizou nesta terça-feira (18) uma ação para homenagear parceiros e as mães doadoras celebrando a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. O encontro apresentou os trabalhos realizados pelo Banco de Leite do HRMS e também entregou certificados e presentes as mães.

De acordo com Fernanda Menezes, nutricionista e responsável técnica do Banco de Leite, o encontro é uma forma de debater os resultados dos trabalhos realizados pelo banco de leite e também ressaltar importância da parceria das mães doadoras de leite que passam pelo hospital. “É uma forma de homenagearmos essas mães pelo grande apoio que dão aos bancos de leites. Cada mãe que acompanha o trabalho realizado no hospital sabe da importância desta doação ao recém-nascido, então sempre celebramos com carinho esse gesto”, disse Fernanda.

A servidora Pedrina Alencar dos Santos (dir.) ressaltou a importancia da participação das mães nas ações do banco de leite do HRMS

A servidora no HRMS e doadora, Pedrina Alencar dos Santos, 30 anos, foi uma das mães que recebeu o certificado. Para a servidora, que trabalha no lactário do hospital, acompanhar a rotina do banco de leite foi um dos incentivos para se tornar doadora. Pedrina é mãe do bebê Artur, com dois meses de idade. “Sempre achei importante ajudar os bebês que estão na ala neo natal do hospital. A rotina de trabalhar no lactário destaca essa importância, você acompanha de perto quando os estoques de leite estão cheios ou vazios, então sempre fui parceira do banco de leite”, disse Pedrina.

Além do HRMS, a rede estadual conta com os bancos de leite na Santa Casa de Campo Grande, Maternidade Cândido Mariano e no Hospital Universitário no município de Dourados. A rede de bancos de leite de Mato Grosso do Sul é uma das referências nacionais sendo credenciada com selo ouro de qualidade nas ações voltadas ao aleitamento materno.

As mães conheceram o processo de coleta realizado no Banco de Leite no HRMS

Em Campo Grande, para se tornarem doadoras as mães interessadas devem entrar em contato com o Hospital Regional pelo telefone (67) 3378-2715. Primeiro é feito um pré-cadastro em que são verificados dados como endereço e data do parto. Na primeira visita da equipe, a técnica em banco de leite irá solicitar a sorologia do pré-natal e comparar os resultados com as normas da rede do banco de leite.

Caso seja aprovada, a mãe já terá seu endereço incluído na rota para recolhimento do leite. Em geral, as exigências para ser doadora são comprovação do acompanhamento pré-natal e que a mãe esteja amamentando seu bebê.

O Banco de Leite do HRMS é responsável pelo atendimento ao Complexo Materno Infantil, dando suporte aos bebês na Unidade de Tratamento Intensivo, Unidade Intermediária, Centro de Terapia Intensiva Pediátrico e Método Canguru. O Banco também é responsável pelos trabalhos de coleta em domicílio da Capital. Atualmente o banco de leite do HRMS conta com uma coleta de 60 litros mensais e possui em seu cadastro cerca de 45 doadoras.

 

Jefferson Gonçalves – Secretaria de Estado de Saúde (SES)