Capacitação debate Risco Sanitário para técnicos da Vigilância Sanitária de todo MS

Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária (CVISA) realizou dos dias 21 a 24 de novembro, o Curso de Atualização em Vigilância Sanitária, o objetivo é incorporar pelos técnicos das vigilâncias sanitárias municipais e estadual, em suas práticas de vigilância, o conceito de risco sanitário, definido como a ocorrência de efeitos adversos relacionados a bens, produtos e serviços submetidos ao controle sanitário.

Ao todo, 115 técnicos representando 54 municípios e a VISA Estadual participaram da capacitação. Foram debatidos temas como: Processo Administrativo Sanitário, legislações pertinentes à inspeção e fiscalização de bens e produtos, assim como fiscalização de serviços de interesse à saúde.

Em Mato Grosso do Sul, a descentralização de ações de VISA tem-se dado de forma gradativa com capacitações técnicas que fazem parte do sistema estadual de Vigilância Sanitária. O processo de capacitação tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, harmonizar procedimentos nas práticas e organizações para os profissionais da saúde como os servidores das Vigilâncias Sanitárias (VISAS) municipais, responsáveis e conhecedores das suas realidades locais.

 

Jefferson Gonçalves – Assessoria de Comunicação SES