Em comemoração à Semana da Água, SES capacita técnicos e entrega equipamentos

Campo Grande (MS) – Em comemoração à Semana Estadual da Água, celebrada anualmente em Mato Grosso do Sul entre os dias 16 e 22 de março, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza nessa terça (13), quarta e quinta-feira, no Eco Hotel do Lago, em Campo Grande, um encontro para técnicos do VIGIÁGUA, Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.

Contemplando 63 municípios, o evento teve como objetivo principal a capacitação e atualização dos técnicos que atuam diretamente com o desenvolvimento de ações que possibilitem o acesso à água de qualidade, compatível com o padrão estabelecido na legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vigente.

Além de palestras e debates, houve a entrega de diversos equipamentos, como 25 computadores, 50 clorímetros e 25 GPS. Entre os temas presentes na programação estão “Soluções Sustentáveis na relação água e cidades”, “Futuro da Água, Cuidados e Responsabilidade” e “A regulação e o seu papel na melhora dos serviços prestados”.

Equipamentos entregues durante o evento.

“Objetivo do evento é a implementação e fortalecimento do programa VIGIÁGUA nos municípios, buscando a melhoria da qualidade da água consumida pela população”, explicou o coordenador Estadual de Vigilância Ambiental da SES, Karyston Adriel.

Além do coordenador da Vigilância Ambiental, a superintendente Estadual de Vigilância em Saúde, Angela Cristina da Cunha Castro Lopes, participou do encontro na manhã desta terça-feira.

A SES  vai  desenvolver ações na Capital, no Dia Mundial da Água (22 de março), visando o fortalecimento dos cuidados com a água e conscientizando a população sobre a importância dos recursos hídricos.

Técnicos do VIGIÁGUA receberam capacitação e atualização.

Semana Estadual da Água– O governador Reinaldo Azambuja instituiu a Semana Estadual da Água em 2016, deixando como objetivos primordiais dessa data, o estímulo à disseminação de informações sobre as fontes de recursos hídricos disponíveis mundialmente, nacionalmente, e regionalmente; a conscientização da sociedade sobre a importância do uso racional da água, e a limitação de disponibilidade desse recurso natural.

Dia Mundial da Água– Criado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) e celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Em 2018, o tema será Soluções Naturais Para a Água.

Em Brasília, entre os dias 18 e 22 de março, acontecerá o 8º Fórum Mundial da Água  e o maior evento global sobre o tema, organizado pelo Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização a respeito da água.

Luciana Brazil- assessoria de imprensa da SES.