Secretaria de Saúde realiza Oficinas de qualificação em urgência e Emergência, acolhimento e classificação de risco em obstetrícia

Com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna no Estado do Mato Grosso do Sul, a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, por meio do seu Núcleo de Educação Permanente em Urgência (NEPU), vem desenvolvendo uma ação conjunta envolvendo a Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN/MS),  na realização de  Oficinas de qualificação em urgência e Emergência, acolhimento e classificação de risco em obstetrícia em diversas regiões do Estado, voltadas aos profissionais que atuam em serviços de atenção obstétrica.

De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2009), morte materna é qualquer morte que ocorre durante a gestação, parto ou até 42 dias após o parto. Ela pode ser decorrente de qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez, porém não devida a causas acidentais ou incidentais. Em torno de 92% das mortes maternas são por causas evitáveis e ocorrem, principalmente, por hipertensão, hemorragia ou infecções, entre outras.

As oficinas têm duração de 24 horas, sendo 8 horas de preparação teórica (leitura prévia de protocolos e outros documentos referenciais) e 16 horas presenciais com atividades teóricas que dialogam com o contexto local e estações de simulação da prática.

Em outubro de 2018 as oficinas foram realizadas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Maternidade Cândido Mariano, com a participação de cerca de 50 profissionais, como médicos, enfermeiros, enfermeiros obstétricos e técnicos de enfermagem, além de outras categorias profissionais.

Para novembro as oficinas e urgência obstétrica estarão sendo realizadas em Ponta Porã e Corumbá.

O NEPU também vem ofertando ao longo do ano Oficinas de Qualificação em Acolhimento e Classificação de risco para as redes de atenção à saúde e Curso de Qualificação do atendimento em urgência e Emergência para profissionais da rede de atenção às urgências e emergências. Neste ano, essas atividades foram realizadas em Terenos; Santa casa de Campo Grande; Porto Murtinho; Maternidade Cândido Mariano; Hospital Regional do Mato Grosso do Sul; Guia Lopes de Laguna e Naviraí.

 

Para saber mais sobre as atividades do NEPU acesse www.esp.ms.gov.br .