Secretaria de Saúde realiza ação referente ao ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer’

A Secretaria Estadual de Saúde realizou nesta terça-feira (27.11) ação referente ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer” no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O evento foi realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde através da Gerência dos Registros de Câncer de Mato Grosso do Sul.

O evento foi aberto pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, que destacou os investimentos do Estado para ampliação no tratamento contra o câncer. “Está em construção o bunker no Hospital Regional para o tratamento de radioterapia. Em julho foi instalado o novo acelerador linear no Hospital do Câncer e em dezembro será dada a ordem de serviço para a construção do bunker no Hospital Universitário”, disse.

O evento foi realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde através da Gerência dos Registros de Câncer de Mato Grosso do Sul com objetivo de informar a população sobre a importância da detecção precoce. “A detecção de lesões pré-cancerígenas ou do câncer quando ainda localizado no órgão de origem, sem invasão de tecidos vizinhos ou outras estruturas, pois são maiores as chances de cura, da sobrevida e a qualidade de vida do paciente, além de mais favoráveis a relação efetividade/custo e alertar sobre os fatores de risco que devem ser evitados que causam câncer”, explicou a gerente técnica do Registro de Câncer Glaucia da Silva Nunes.

O câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo e mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença. Como a expectativa de vida no planeta tem melhorado gradativamente, a incidência de câncer estimada pela OMS até 2030 será cerca de 27 milhões de novas incidências da doença e cerca de 17 milhões de óbitos.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, destacou que a prevenção é uma das formas mais eficientes de combate ao Câncer. “além dos exames preventivos, adoção de hábitos saudáveis e mudança do estilo de vida ajudam a prevenir o surgimento da doença”, disse.

Coordenador de Urologia da SES, Nelson Trad Filho, abordou mitos e verdades sobre o câncer de próstata. O médico alertou que essa é uma doença silenciosa e ressaltou a importância do exame preventivo. “O exame que pode detectar a doença dura menos de 10 segundos. A descoberta precoce aumenta em 100% a chance de cura” enfatizou.