SES entrega notebooks para municípios que aderiram ao Projeto de Avaliação e Monitoramento das Ações de Vigilância Sanitária

A Secretaria Estadual de Saúde entregou notebooks para 22 municípios que aderiram ao Projeto de Avaliação e Monitoramento das Ações de Vigilância Sanitária entre 2017 e 2018.

O Projeto de Avaliação e Monitoramento das Ações de Vigilância Sanitária – PAM-VISA 2017/2018 foi coordenado pela Gerência Técnica de Alimentos, em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais.

O objetivo do projeto foi o planejamento e a execução de ações sanitárias, a fim de garantir a otimização, o fortalecimento e o cumprimento das metas pactuadas. O projeto foi realizado a partir da ação de Inspeção Sanitária com o objetivo de identificar riscos e situações de risco envolvendo os serviços e os produtos sujeitos a controle sanitário.

O resultado dessa ação é de relevante importância, não só porque orienta a ação de comunicação em Vigilância Sanitária, mas também porque, com base no perfil de risco sanitário de seu território, o município poderá planejar ações, utilizando as diferentes tecnologias de intervenção em Vigilância Sanitária e seus respectivos instrumentos de atuação, priorizando as reais necessidades do município.

Foram objetos deste projeto os serviços de Restaurantes tipo “self-service”, salões de beleza, drogarias e as Unidades Básicas de Saúde.

Utilizando-se de roteiros padronizados e validados, foram determinados índices de Conformidade Sanitária para os diferentes serviços. Como resultado, obteve-se melhoria nos índices após a ação da Vigilância Sanitária municipal in loco, inspecionando e orientando, refletindo diretamente na qualidade do serviço oferecido à população.

Tendo como idealizadora e coordenadora do projeto, a gerente técnica de alimentos Jane Soila Domingues, o projeto contou com a participação de 22 vigilâncias sanitárias municipais. Como forma de incentivo à adesão ao projeto PAM-VISA, foi entregue notebook  à VISA municipal participante, para uso exclusivo no setor.