Programação – Jornada Técnica de Apoio aos Municípios

08h30 min – Mesa de Abertura

Nelson Barbosa Tavares – Secretário de Estado de Saúde

Robson Yutaka Fukuda – Presidente do Conselho Estadual de Saúde

Sérgio Perius – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul  (COSEMS/MS)

Grégory dos Passos Carvalho  – Diretor Substituto (DAI/SE/MS)

Paulo Siufi – Deputado Estadual .

09h15 – Palestra

Tema: Normas e diretrizes do SUS Legal e seus reflexos no Planejamento regional integrado (aspectos sócio históricos e normativos do SUS).

Palestrante: Grégory dos Passos Carvalho  – Diretor Substituto (DAI/SE/MS).

12h – almoço
14h – Palestra

Tema: Planejamento situacional em saúde e instrumentos de planejamento para a gestão do SUS (Estruturação do PMS – identificação, diretrizes, objetivos, metas e indicadores)- (Caso SES-PR).

Palestrante: Galba Freire Moita – Coordenador (CGCI/DAI/SE/MS).

06//10/2017
08h30 min – Palestra

Elementos norteadores para a elaboração e o acompanhamento dos instrumentos de planejamento no âmbito do SUS (Requisitos dos Instrumentos de Planejamento; Compatibilização PPA, LDO, LOA, Plano de Saúde, PAS, RAG e RDQA).

Ana Cássia Cople Ferreira – Coordenação (CGAIG/DAI/SE/MS).

10h30min – Palestra

Processo de acompanhamento das metas e dos resultados dos indicadores de monitoramento do SISPACTO, quais os processos de monitoramento existentes e os instrumentos propostos pelo e-SUS Gestor – Módulo Planejamento.

Vanessa Rosa Prado – Coordenação de Planejamento da SES/MS

Ana Cássia Cople Ferreira – Coordenação (CGAIG/DAI/SE/MS)

12h – almoço

Atendimento da área técnica