Publicado em 15 out 2021 • por marianel@ses.ms •
A Secretaria de Estado de Saúde celebra neste 15 de outubro, o Dia do Professor, e lembra sobre os desafios enfrentados pelos docentes da Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” (ESP/MS) – de ensino superior e da Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, que tiveram que se adaptar as aulas remotas durante a pandemia. As duas escolas são credenciadas para a formação de profissionais de saúde no Estado. Agora, diante do novo quadro de estabilidade de casos da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, o ensino presencial retorna, assim como, o “contato humano” com os alunos da saúde, antes realizado somente pelas telas dos computadores e smartphones.
Para o diretor da Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser”, André Vinicius de Assis, com o surgimento da pandemia, foi preciso achar novos caminhos para criar conteúdo para os alunos da saúde. “Nós tivemos um trabalho gigantesco. O nosso principal desafio foi achar uma forma de atender aos nossos alunos, considerando que trabalhamos com uma metodologia ativa e aprendizagem significativa, onde o movimento e a troca são ferramentas importantes. Assim, foi preciso modernizar as nossas ferramentas institucionais. Todo o conteúdo precisou ser transformado em EAD, dentro de um ambiente seguro e virtual de ensino-aprendizagem”.
Durante a pandemia, somente alguns cursos foram mantidos, considerados essenciais no enfrentamento à Covid-19. “Nós mantivemos as residências médicas, elas não pararam. Durante este período, o curso de urgência e emergência para Covid, também foi realizado por ter sido uma capacitação importante junto aos municípios do interior do Estado. As pesquisas também tiveram um papel importante e foram feitas, todas ligadas a temática da Covid”, explica o diretor.
Diante do novo cenário epidemiológico do Estado, há quatro meses, outros cursos retornaram com as aulas presenciais. “Realizamos uma vez por mês, os cursos de especialização em saúde pública e saúde mental. Estamos voltando de forma gradativa as nossas atividades. Tanto na escola superior quanto na escola técnica do SUS, nós trabalhamos com a formação interprofissional. Assim, o nosso desafio é fazer a ‘ponte’ entre o conhecimento realizado na academia e aos serviços de saúde. Nosso objetivo, enquanto docentes, é oferecer aos nossos alunos da saúde, qual é a melhor forma de cuidado e tratamento ao paciente”.
Veterana há mais de 30 anos na Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser”, a farmacêutica-bioquímica e sanitarista, doutora em Ciências da Saúde, Maria de Lurdes Oshiro, lembra que o principal desafio durante a pandemia foi se adaptar as novas tecnologias. “Não era familiarizada ao uso de tecnologia, então, para mim foi um desafio porque precisei me adaptar e modificar a maneira de ensinar. Aprendi muito rápido e vejo que hoje, essa modalidade só vai avançar, considerando que se mostrou economicamente viável e funciona como uma ferramenta virtual de aprendizagem. Sou muito feliz como professora e deixo uma mensagem: continuem sendo professores da vida”.
Para o nutricionista e sanitarista, Edgar Oshiro, que atua na Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser, relata que teve se adaptar à nova metodologia de trabalho. “Desde 2006 trabalho de forma presencial ministrando oficinas e cursos, mas para o ensino remoto, precisei me preparar. Mas foi uma experiência boa e tenho certeza, que isso vai ficar como um legado para o nosso trabalho. O ensinar para mim é muito gratificante, a troca realizada entre o aluno e o professor, só acrescenta e todos crescem”.

Nutricionista e sanitarista, Edgar Oshiro, que atua na Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser.
A secretária-adjunta da SES e também professora licenciada no Curso de Medicina da UFMS, Crhistinne Maymone, destacou sobre a importância dos professores, principalmente, na área da saúde pública. “Quero parabenizar a todos os professores que enfrentaram todos esses desafios e que agora retornam as suas atividades de forma presencial. Neste dia, quero dizer que todos nós somos professores na arte de ensaiar, pois fazemos a todo instante, seja na criação dos filhos ou até na nossa profissão. A todo momento, ensinamos e aprendemos e isto faz parte da nossa vida. Desejo a todos, um bom retorno às suas atividades, mas sem se esquecer dos cuidados necessários, a pandemia não acabou”.
As Escolas
A Secretaria de Estado de Saúde possui as duas escolas há mais de 30 anos. A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS) foi instituída em 1989 em meio há mudanças no país e, principalmente pela necessidade do fortalecimento do setor público de saúde em formar trabalhadores para o novo modelo de cuidado, conquistado pela reforma sanitária, o Sistema Único de Saúde (SUS).
Criada pelo Decreto nº 4.993, com 31 anos de história, a ESP/MS está presente na estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), integrando a Diretoria-Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Desde a sua criação (até dezembro/2020) ofertou setenta e sete cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e seis áreas em residências uni e multiprofissionais em parceria com diversas instituições de ensino, como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Federal da Grande Dourados e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. É válido ressaltar que anteriormente a criação da ESP/MS a oferta de pós-graduação já era realizada pela SES/MS em parceria com instituições de ensino.
Em 2018 alcançou uma conquista histórica: o credenciamento para a oferta de pós-graduação, nível especialização, pelo Conselho Estadual de Educação por meio da Deliberação n. 11.394 (MATO GROSSO DO SUL, 2018). Assim, alcança-se a autonomia para o desenvolvimento e execução dos projetos políticos pedagógicos de curso.
Já a Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão” tem a missão de formar e capacitar os trabalhadores de nível médio do SUS e outras clientelas para os exercícios profissionais, mediante cursos de formação inicial e continuada, formação profissional técnica de nível médio e educação permanente, consubstanciados pelos princípios e diretrizes do SUS. Ser um centro de referência para formação profissional técnica de nível médio na área de saúde, no âmbito estadual.
Texto e fotos: Rodson Lima, SES