Governo realiza ‘Dia D’ de combate a dengue nas escolas dos 79 municípios do Estado

  • Publicado em 25 abr 2023 • por marianel@ses.ms •

  • O Governo do Estado realiza nesta terça-feira (25), o “Dia D de conscientização contra o mosquito da dengue”, a ação é uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação que vão trabalhar a Campanha “Vença a Dengue sem zum, zum, zum”, com objetivo de sensibilizar os estudantes e toda a comunidade para conter os avanços das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) em Mato Grosso do Sul. Além das escolas estaduais, as municipais e particulares foram convidadas a executarem as ações durante esta semana de conscientização.

    Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, a Saúde tem feito diversas ações de vigilância a fim de mitigar a evolução de casos da doença no Estado.  “A SES tem feito diversas ações e oferecendo apoio aos 79 municípios para reduzir o número de casos novos em nosso Estado. Essa parceria com a SED é estratégica e de extrema importância porque leva a conscientização diretamente às crianças e assim elas podem nos ajudar levando este conhecimento à sua família e auxiliando o Estado neste enfrentamento das arboviroses, principalmente, da Dengue. Hoje o principal foco é o mosquito transmissor e ele vive nas próprias residências. Então, toda a comunidade está convidada a participar desta ação estratégica nas escolas dos 79 municípios do Estado”.

    Coletiva de imprensa realizada na Escola Estadual Prof. Tito com representantes da SES e SED.

    Conforme o responsável pelo Comitê Técnico das Arboviroses, assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, as ações realizadas nas unidades escolares auxiliarão na disseminação de atitudes e práticas de sensibilização dentro das comunidades. “Os temas dispostos nesta campanha objetivam estimular o debate e a reflexão, reverberando em ações/situações contínuas na comunidade escolar, sobretudo entre os estudantes, acerca da luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos vírus a ele associados”, ressalta Fraiha.

    Para o coordenador de Gestão Escolar da SED, Adalberto Nascimento, destaca a importância da parceria entre as secretarias de forma estratégica. “Essa parceria com a SES vem justamente para ajudar acabar com este problema que enfrentamos anualmente que é o grande número de focos de dengue, e que na maioria das vezes estão dentro de nossas residências. A SED foi procurada pela SES para que pudéssemos desenvolver essas ações junto aos nossos alunos os transformando agentes multiplicadores juntos aos familiares, amigos e de toda a comunidade. Assim, a Educação pensou na elaboração de diversas ações para as etapas do nosso ensino e disciplinas sugerindo atividades e mobilizandos os professores, diretores e toda a comunidade escolar. E hoje nós estamos fazendo este Dia D com diversas as ações sendo desenvolvidas em todas as escolas dos 79 municípios do Estado”.

    O diretor da Escola Estadual Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), Francisco Carlos da Silva Rojas, destacou o orgulho e honra em poder participar desta ação com os alunos da escola. “A realização deste evento de combate ao mosquito da dengue é de extrema importância, se a gente começar a criar na escola, uma cultura de informação e trabalho de prevenção esses estudantes levarão esse conhecimento às suas casas e a sua comunidade e todos nós irmanados vamos vencer essa guerra contra o mosquito da dengue e das demais doenças das arboviroses”.

    DIA D

    Em Campo Grande, três escolas se tornaram os pontos focais com a realização das atividades escolares alusiva ao Dia D, mas a iniciativa acontece em toda a rede estadual, municipal e particulares de ensino.

    Na Escola Estadual Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), no Jardim Anache, as ações iniciaram às 8 horas com a realização de atividades pedagógicas e feira de ciências temática.

    Já na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, no Jardim dos Estados. As ações tiveram Início às 7 horas com acolhimento diferenciado e às 10 horas apresentação de uma peça de teatro.

    Na Escola Estadual Neyder Sueli, Rua Marco Aurélio Beier, Conj. Aero Rancho, as ações iniciaram às 6h40 com o desenvolvimento de ações que envolverão os pais no horário de entrada (momento de sensibilização pais / estudantes / comunidade. Professores e alunos caracterizados.

    Conteúdo pedagógico do DIA D

    Como forma de fortalecer as ações do “Dia D” no ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), desenvolveu um ‘Orientativo Pedagógico’ com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas/mobilizadas pela unidade escolar na disseminação de atitudes e práticas de sensibilização a fim de estimular o debate e a reflexão, reverberando em ações/situações contínuas na comunidade escolar, sobretudo entre os estudantes, acerca da luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e dos vírus a ele associados.

    A Campanha “Vença a Dengue sem zum, zum, zum”, será trabalhada com temas voltadas para todas as modalidades e etapas das escolas e centros da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) e tem como intuito promover nas instituições de ensino, a promoção de estratégias e procedimentos locais em prol do enfrentamento do vírus, bem como no controle da evolução de casos. E levando em consideração as vivências diárias dos estudantes, da direção escolar e da equipe pedagógica em prol da promoção da temática para além dos muros escolares.

    Assim, as estratégias ocorrem da seguinte maneira: a escola pode optar por criar padrinhos para cada sala, sendo essa uma possibilidade de organização para execução das atividades, respeitando a carga horária dos professores e tornando o trabalho mais dinâmico, e garantindo que todas as turmas sejam envolvidas nas atividades.

    As escolas têm a possibilidade de mobilizar os Clubes de Protagonismo, da Rádio Escolar e até mesmo dos momentos de Acolhida para apresentação da atual situação epidemiológica do município ou região em que a escola está inserida. Além das mobilizações internas da escola, considerando a importância da multiplicação dos saberes às comunidades no entorno da escola, visto que os trabalhos a serem desenvolvidos, em sua grande parte, contemplarão os cuidados e hábitos domésticos de cada família.

    O tema foi inserido em todas os conteúdos programáticos de cada disciplina em todos os níveis e séries. Por exemplo, para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a sugestão foi trabalhar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos vírus a ele associados, no intuito de sensibilizar os estudantes sobre a doença, enfatizando os bons hábitos de cuidados com o meio ambiente. Como sugestões didáticas ficou: Roda de conversa sobre o tema; Vídeos informativos; Produção de cartazes coletivos sobre o mosquito Aedes aegypti; Levantar o conhecimento prévio dos estudantes; Passeios pela escola para identificar focos de criadouros do mosquito; Contação de histórias sobre o tema; Escutar e cantar músicas que falam sobre o mosquito da dengue; Escrita de bilhetes; Palavras cruzadas / Caça-palavras; Atividades sobre o tema, que envolvam movimentos como, dança, teatro, jogos de estafetas, utilizando ações de prevenção e cuidados.

    Na disciplina de matemática ficou como sugestão: pesquisa sobre os números de casos de pessoas que contraíram a doença no município; Levantamento do número de estudantes da turma ou da escola que contraíram a doença este ano; Produção de gráficos com dados encontrados, por meio do levantamento de número de casos ou pela pesquisa de casos na escola.

    Para a Ciências da Natureza ficou como sugestão aos professores para trabalharem com os estudantes: palestras com profissionais da saúde sobre a dengue; Visualizar, por meio de vídeos ou material impresso, o processo de proliferação do mosquito da dengue; Pesquisar sobre os sintomas de uma pessoa com dengue; Produção de cartazes com alertas informativos, contendo, por exemplo: sintomas das respectivas doenças; dicas para combater os mosquitos, etc.; Passeios pela escola para observação e identificação de possíveis focos de proliferação de mosquitos; Construção de armadilhas para eliminar os mosquitos transmissores, para isso, pode-se fazer um desenho da armadilha, indicar o objetivo, levantar os materiais necessários; Atividades escritas que indicam sintomas de uma pessoa com a doença, os cuidados e tratamentos.

    Já para os adolescentes, que estão no Ensino Fundamental – Anos Finais, o foco é que a dengue continua sendo um problema de saúde pública em nosso Estado. Apesar das campanhas e ações de prevenção e controle, os resultados ainda esbarram na conscientização e nas atitudes sociais. Assim, acredita-se que o desconhecimento ou até mesmo a falta de engajamento social ainda podem ser obstáculos na efetivação do combate à dengue.

    A sugestão ficou como: trabalhar figuras de linguagens a partir do material de divulgação, exemplo: Onomatopeias Zum Zum Zum – e “Pá pum”; personificação do mosquito apresentado no vídeo do material de apoio, e seu efeito de transgredir os efeitos e limites do mosquito; dentre outras figuras – explorando os sentidos que podem ser atribuídos às expressões. A partir do material da campanha, pode-se explorar aspectos referentes às características da tipologia textual injuntiva (verbos, instruções, ações, linguagem, tópicos) e às especificidades do gênero cartaz (linguagem verbal e não verbal, efeitos, disposição semiótica etc.). Pode-se propor a criação de textos injuntivos com ilustrações, ou partindo de frases que transmitam ideias de conscientização para o “Dia D”.

    A escola também pode organizar para a culminância do “Dia D” (25/04), um momento para realizar apresentações (dramatizações, danças, teatro, poema, paródia etc.) que mobilizem as ações realizadas pela turma durante a semana de conscientização. Atividades sobre o tema, que envolvam movimentos como, dança, utilizando passos do Tik Tok, teatro, jogos de estafetas utilizando ações de prevenção e cuidados. Divulgar os novos materiais de divulgação sobre a dengue nas redes sociais; organizar uma chuva de likes e compartilhamentos, além de marcarem o @ da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria de Estado de Educação

    Ensino Fundamental – Anos Finais há a possibilidade da realização de uma gincana na qual a escola pode dividir os estudantes em equipes ou em grandes grupos e criar provas/ações que apontem para atitudes positivas e de impacto para a sociedade (coleta de lixo, observação do ambiente escolar, concurso de paródia, concurso de melhor frase de efeito para boas práticas, engajamento de boas práticas por meio de ferramentas digitais, realização de quiz, dentre outros);

    Todo o material pode ser conferido aqui [Dia D] Orientativo Pedag gico.

    Rodson Lima, SES

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