Pioneiro em ações de excelência no enfrentamento à Covid-19, Mato Grosso do Sul já pode comemorar os resultados na vacinação e considerar o primeiro Estado a sair da pandemia. Isto porque após oito meses após vacinação, 50% da população geral está imunizada com duas doses ou dose única no Estado. Isto significa, que a cada dois sul-mato-grossenses, um está com o esquema vacinal totalmente completo. O Estado já contabiliza 1.413.413 de pessoas imunizadas, sendo 1.178.526 com dose dois e 234.887 com dose única, o que corresponde a 50,31%.
Quando olhamos para quem já tomou a primeira dose ou dose única, os resultados são extremamente positivos, graças ao apoio dos 79 municípios do Estado. Dados do Vacinômetro MS mostram que 75% da população geral já foram vacinados sendo 1.873.681 com a primeira dose ou dose única. Ou seja, de quatro indivíduos, três já tomaram a vacina contra a Covid-19, em Mato Grosso do Sul.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o Estado tem sido referência na vacinação em todo o país. “Estamos colhendo os resultados da vacinação contra a Covid-19. Isto é fruto de um trabalho que fazemos em conjunto com os municípios e que tem nos colocados na ponta. Mas não podemos nos descuidar, a pandemia ainda não acabou e temos a presença da variante Delta em nosso Estado”.
O Estado também está perto de completar a mais um feito, a imunização coletiva com a imunização de 70% na população de 18 anos e mais, com a segunda dose ou dose única. Atualmente, o Vacinômetro MS registra 67,74% da meta vacinável, ou seja de cada 10 jovens, seis já completaram o esquema vacinal. O índice é maior com a primeira dose ou dose única sendo 93,58%, ou seja, de cada 10 indivíduos, nove já tomaram uma dose de vacina ou dose única contra a Covid-19.
Referência nacional
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou os municípios a realizarem a chamada intercambialidade de vacinas contra a Covid-19. Assim, quem tomou a primeira dose do imunizante da Astrazeneca ou da Coronavac poderá receber a segunda dose com a vacina da Pfizer, desde que respeitados os prazos definidos entre as aplicações. Isto representa mais um avanço na Campanha de Imunização Estadual Contra a Covid-19.
Mato Grosso do Sul também foi o Estado de vanguarda na vacinação com dose de reforço sendo aplicada inicialmente em idosos com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência e em idosos com 80 anos ou mais, além de pessoas com alto grau de imunossupressão. Conforme a útima Resolução AD Referendum Nº 208/CIB/SES, a vacinação para dose de reforço passa a valer para todos os idosos a partir de 60 anos ou mais. Idosos ainda poderão tomar a dose de reforço com quatro meses após a segunda dose da vacina contra a Covid..
Referência nacional, o Estado foi o primeiro a iniciar a vacinação contra Covid-19 em adolescentes entre 17 e 12 anos de idade, em todo o território, valendo para indivíduos com ou sem comorbidades, utilizando as doses da vacina da Pfizer. A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa.
Rodson Lima, SES
Foto: Edemir Rodrigues