Ouvidoria SUS: conheça os canais disponíveis à população

  • Publicado em 04 jul 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • Você já ouviu falar na Ouvidoria SUS? As Ouvidorias são unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do SUS (Sistema Único de Saúde), no âmbito do Governo Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de viabilizar os direitos dos cidadãos e cidadãs de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS.

    Tem como função a intermediação de relações entre os cidadãos e os gestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação e o fortalecimento da cidadania. Desta forma, promovem a cidadania em saúde e produzem informações que subsidiam o gestor nas tomadas de decisão.

    Logo, o papel principal da ouvidoria é garantir ao cidadão ter sua demanda efetivamente considerada e tratada, à luz dos seus direitos constitucionais e legais, garantindo a participação da comunidade na gestão do SUS.

    Como fazer uma manifestação?

    As manifestações podem ser registradas por meio de atendimento presencial, telefônico, e-mail ou pelo sistema OuvidorSUS.

    O cidadão poderá procurar a Ouvidoria do SUS para:

    • Solicitar assistência;
    • Reclamar sobre uma insatisfação;
    • Denunciar uma irregularidade;
    • Pedir alguma informação e não se sentir contemplado com a resposta fornecida pelo atendente (no momento do atendimento);
    • Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde.

    Por quais canais posso fazer a manifestação?

    A manifestação pode ser feita por meio dos seguintes canais:

    Diferença entre Manifestações Sigilosas e Anônimas

    A manifestação sigilosa é aquela em que constam os dados pessoais do cidadão, com solicitação de que ela seja resguardada. Nesse caso, a Ouvidoria se compromete a mantê-la em sigilo, não a revelando aos corresponsáveis pela resposta à manifestação.

    Já a manifestação anônima é aquela em que não constam dados pessoais do cidadão capazes de identificá-lo.

    Sejam manifestações sigilosas ou anônimas, todas são acolhidas. Contudo, a falta de informações suficientes ao seu processamento, pode impossibilitar a apuração pelo órgão responsável. Em caso de manifestação de solicitação ela não poderá ser feita de maneira anônima.

    E como obtenho a resposta à manifestação?

    A manifestação será analisada pela Ouvidoria Estadual do SUS e será encaminhada aos órgãos e/ou departamentos competentes, nas esferas federal, estadual ou municipal da gestão do SUS, para resposta.

    Por isso, as soluções de algumas demandas dependem também da atuação de agentes externos à Ouvidoria. A Ouvidoria acompanhará o processo até a obtenção de uma resposta.

    Todas as Manifestações são analisadas criteriosamente e diretamente encaminhadas às entidades e órgãos e setores competentes para tratamento e/ou apuração do caso. Através destas interações, busca-se, principalmente, identificar oportunidades de melhorias na Gestão Pública.

    Kamilla Ratier, Comunicação SES

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