A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul encerra o ano marcada por conquistas importantes que ressaltaram os trabalhos desenvolvidos pelas equipes técnicas que compõem a saúde estadual em 2022. Setores como da Vigilância Sanitária, da Tecnologia da Informação, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Gerência de Alimentação e Nutrição foram premiados com trabalhos de excelência que fortalecem os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, iniciativas como estas representam o compromisso que estes profissionais têm com o SUS. “Todos dentro de suas especialidades contribuem de forma significativa para que possamos construir um Sistema Único de Saúde ainda mais fortalecido. Para nós, isto é motivo de muito orgulho e espero que outros servidores possam se inspirar e dividir suas experiências com colegas de outros estados. Essa troca de conhecimento é de suma importância e quem ganha com isto é a população. Mais uma vez, parabenizo a todos os participantes por serem contemplados com premiações importantes de dentro e fora do nosso Estado”.
Representada pelo Fiscal de Vigilância Sanitária, Matheus Moreira Pirolo (Foto de Capa), a SES/MS ganhou o 1º lugar no eixo social na modalidade de ‘Práticas Inovadoras de Sucesso’ no ‘XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública’. O trabalho intitulado ‘Contribuição à efetividade do processo administrativo sanitário em curso nas vigilâncias sanitárias dos municípios de Mato Grosso do Sul’ foi fruto da conclusão de curso junto à Escola Estadual de Saúde Pública Jorge David Nasser, e realizado no primeiro semestre de 2022 sob a orientação do professor Doutor Alexandre Alves Machado.
O projeto consiste na seleção de órgãos de Vigilância Sanitária Municipais (Visa) interessados na construção conjunta de um Procedimento Operacional Padronizado (POP) para que os trâmites legais do processo administrativo sanitário possam ser adaptado à realidade, marcos legais e necessidades vivenciadas a partir da experiência cotidiana em Vigilância Sanitária de cada município participante. Estratégia importante para qualificar o trabalho destes órgãos nas entregas que realizam em favor da sociedade.
Contemplado na mesma premiação, o Coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, também levou o 1º lugar na categoria de ‘Práticas Inovadoras de Sucesso’, no eixo estratégico de gestão, com o projeto ‘e-Visita Endemias’. O ‘e-Visita Endemias’ é uma solução inovadora e efetiva no monitoramento e controle de focos do mosquito em Mato Grosso do Sul. Idealizado para auxiliar os agentes de saúde no controle de vetores da Dengue, Zika e Chikungunya, a aplicação tem como objetivo gerenciar, controlar e disponibilizar dados coletados para que o ente público tenha capacidade de análise e resposta para contornar situações de risco.
Outro destaque foi o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES, representado pela Gerente Técnica, Lívia de Mello Almeida Maziero, premiado em 1º lugar no eixo ‘Notificação, Detecção, Triagem e Verificação’, durante o ‘II EXPOCIEVS & VII Encontro Nacional da Rede CIEVS’. O prêmio consiste em um intercâmbio de uma semana na OPAS em Washington D.C. (EUA) e uma semana em Brasília (DF).
‘Instrumento de Notificação para Casos de Surtos Ocorridos no Estado de Mato Grosso do Sul’ abordou a construção de um instrumento para notificação de surtos pela equipe do CIEVS/MS em junho de 2021, viabilizado por meio da plataforma Google Forms, disponibilizado por meio de um link aos municípios do Estado.
Por fim, o nutricionista Anderson Holsbach esteve à frente do projeto planeado pela Gerência de Alimentação e Nutrição da SES em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que venceu a ‘V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS)’, promovido pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/MS).
O trabalho ‘Implementação da Rede de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito da Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso do Sul (Rede ECO-AB): parceria ensino-serviço’ foi contemplado dentro do eixo temático sobre a Formação Profissional e Educação Permanente.
A vitória proporcionou um intercâmbio de experiências entre as secretarias de saúde de Mato Grosso do Sul e do Amazonas. A viagem foi um dos prêmios fornecidos pelo Ministério da Saúde na ocasião e tal oportunidade evidenciou que a SES MS vem desenvolvendo um trabalho que produz resultados positivos à população do Estado.
Todas essas conquistas demonstram que a SES MS possui servidores capacitados e dispostos a contribuir para a modernização e inovação na gestão pública e que está cada vez mais comprometida em levar saúde de qualidade aos cidadãos atendidos pelo SUS.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/SES
Fotos: Divulgação/SES