10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul será espaço democrático para o fomento de políticas e propostas para efetivação do SUS

  • Publicado em 24 maio 2023 • por marianel@ses.ms •

  • Aconteceu nesta terça-feira (23) a abertura da10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, realizada pelo CES (Conselho Estadual de Saúde), em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). A conferência tem como base de discussão as proposições provenientes das Conferências Municipais de Saúde, a fim de formular diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027) e a contínua construção e efetivação do SUS (Sistema Único de Saúde).

    No ato, representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, fez uma breve apresentação sobre o Panorama Situacional da Saúde no Estado.  Ao longo de sua exposição o secretário chamou a atenção para alguns assuntos que precisam ser discutidos e, principalmente, para que aprender a perceber a saúde com um olhar mais global.

    “Nós sabemos que o nosso estado está em desenvolvimento econômico e isso é muito importante porque nossa população está envelhecendo. Mas o envelhecimento populacional com o aumento da sobrevida da população aumenta o número de doenças crônicas. Não dá mais para pensar em saúde olhando somente para o seu município. Precisamos ter uma visão abrangente da saúde e isso envolve ver o contexto demográfico, político, epidemiológico, ecológico, tecnológico, sociocultural, econômico. Precisamos melhorar a nossa inteligência gestora. O SUS, as secretarias estaduais e municipais de saúde precisam melhorar a sua governança e organização”, recomendou.

    A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, ministrou a palestra magna sobre o tema central da conferência “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”. Seguindo o princípio de que o cenário mundial mudou no pós-pandemia da Covid-19, a secretária evidenciou tais mudanças e com isso demonstrou o quão necessário é elaborar políticas e programas observando o todo.

    “A minha provocação para vocês é exatamente abrir esse olhar para essa mudança significativa no mundo para que vocês possam elaborar políticas e programas que sejam realmente possíveis de implementar melhores condições de vida e saúde consoantes ao mundo que mudou”, aconselhou.

    Representando o conselho o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Caio Leonedas de Barros, externou aos presentes que utilizem a conferência como um espaço democrático para discutir ideias e fomentar propostas que beneficiem a sociedade como um todo.

    “Temos que aproveitar ao máximo esse momento, para fazer novas amizades, fortalecer nossos vínculos e dizer que se amanhã será um outro dia é porque a vontade e o desejo de nós fazermos acontecer nas nossas ações, fazer conselho é atitude, luar pelo coletivo é atitude e nós só vamos melhorar o SUS e melhorar a nossa sociedade quando entendermos que o trabalho coletivo é mais importante que o ganho individual”.

    Durante o evento, que ocorre a cada quatro anos, conselheiros, usuários do SUS, trabalhadores e gestores/prestadores estarão envolvidos na temática, apresentando, avaliando e discutindo propostas para a contínua construção e efetivação do SUS.

    O encontro segue até a próxima quinta-feira (25), em Campo Grande, onde serão apresentadas práticas exitosas e mesas condutoras com a finalidade de discutir os eixos do Sistema Único de Saúde.

    Confira a programação:

    24/05 (Quarta-feira)

    8:00 às 10:00 – Credenciamento
    8:00 – Apresentação Cultural
    8:15 às 9:15 – Retirada das fichas de moções
    8:15 – Prática Exitosa – Projeto e-visita – SES/MS Tecnologia da Informação transforma modelo de controle de visitas domiciliares dos Agentes de Controle de Endemias
    8:45 – Atividade Laboral
    9:00 – Coffee Break
    9:15 – Roda de Conversa da Diversidade
    10:15 às 15:00 – Credenciamento – Pessoas Delegadas Suplentes
    10:15 – Diálogos em Defesa do SUS
    10:45 – Atividade Laboral
    11:30 – Intervalo
    13:30 – Mesa Condutora I – Eixos I e II “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” e “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”
    • Expositor: Moyses Longuinho Toniolo de Souza – Conselho Estadual de Saúde (CES/BA)
    • Debatedor: Davi Vital do Rosário – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
    • Coordenador: Sebastião de Campos Arinos Junior – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
    14:30 – Debate e sistematização das propostas oriundas do debate – Eixos I e II
    15:30 – Prazo Final para entrega das moções Prática Exitosa Envelhecimento humano e cuidados paliativos na Atenção Primária
    16:00 – Encerramento

    25/05 (Quinta-feira)

    8:00 – Lista de Assinatura
    8:30 – Acolhimento
    8:45 – Mesa Condutora II – Eixos III e IV “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia” e “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”
    • Expositora: Karine Cavalcante da Costa – Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS)
    • Coordenador: Adeir Archanjo da Mota – Conselho Municipal de Saúde (CMS/Dourados)
    • Debatedor: André Vinicius Batista de Assis – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
    9:45 – Debate e sistematização das propostas oriundas do debate – Eixos III e IV Prazo final para entrega das moções
    10:45 – Carta Aberta ao Legislativo
    11:30 – Intervalo
    13:30 – Plenária Final
    1 – Aprovação das Propostas
    2 – Aprovação das Moções
    3 – Eleição das Pessoas Delegadas para a 17ª CNS
    16:30 às 17:00 – Plenária Celebratória – Foto Oficial
    Coffee Break

    Parceria

    As ecobags distribuídas aos participantes da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, foram confeccionadas com mão-de-obra prisional, com a participação direta de dez reeducandos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, que atuam desde o corte à finalização da costura das sacolas em tecido. A produção é fruto de uma parceria entre a SES e a Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária.

    Serviço

    O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo está localizado a avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes, em Campo Grande.

    Kamilla Ratier, Comunicação SES
    Foto: Álvaro Rezende

     

    Categorias :

    Conselho Estadual de Saúde

    Veja Também