Saúde e Educação realizam I Seminário Intersetorial do MS e o tema será Síndrome de Down

  • Publicado em 15 ago 2019 • por marianel@ses.ms •

  • Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), realizará o I Seminário Estadual Intersetorial: políticas públicas de educação e saúde para pessoas com deficiência intelectual e síndrome de down. O evento acontecerá entre os dias 20 e 21 de agosto, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Bloco A, em Campo Grande.

    O evento tem como objetivo divulgar as ações intersetoriais, voltadas para as pessoas com síndrome de down, promovidas pelas Secretaria de Estado de Educação e Saúde, por meio dos atendimentos educacionais e redes de apoio, além das orientações às escolas e famílias.

    Participam do Seminário os profissionais da Atenção Básica: Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidade Básica de Saúde (UBS).

    Os participantes devem confirmar presença até essa quinta-feira (15.08) pelos emails sdeficiente@saude.ms.gov.br e sdeficientems@gmail.com . Conforme a organização, em breve será disponibilizado o link para as inscrições, que terão vagas limitadas.

    Síndrome de Down

    A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma condição humana geneticamente determinada, uma alteração cromossômica (cromossomopatia) mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população.  Com a presença do cromossomo 21 extra na constituição genética determina características físicas específicas e atraso no desenvolvimento. Porém, as pessoas com SD, quando estimuladas e atendidas, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social.

    Luciana Brazil, Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

    Foto: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também