Publicado em 25 jun 2020 • por marianel@ses.ms •
A Secretaria de Estado de Saúde, através da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) fazem o enfrentamento do COVID-19 nas instituições de longa permanência de idosos no Estado. O objetivo do projeto é rastrear o contato por COVID-19 entre os idosos institucionalizados, profissionais e colaboradores das instituições.
A SES realiza a aplicação de testes rápidos nas instituições e também orienta gestores e profissionais das instituiçãoes de longa permanência para idosos (ILPI) quanto as medidas preventivas e necessárias para o enfrentamento da doença. Além disso, um levantamento sobre as necessidades das ILPIs, frente a pandemia, está sendo realizado por meio de um questionário online.
A ação foi uma iniciativa do Prof. Laércio Alves de Carvalho e da Profª Márcia Alvarenga da UEMS apoiados pelo Dr. Geraldo Resende, Secretario de Estado de Saúde de MS e pelo Prof. André Vinícius Batista de Assis, Superintendente da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES/MS. A equipe que coordena o projeto de extensão e pesquisa é composta pela Profª Inara Pereira (ESP/MS), Profª Christine Faustino (UEMS), o Prof. Marcos de Araújo (UEMS), Profª Elaine Watanabe (UEMS), e demais docentes dos cursos de graduação de Medicina e Enfermagem da UEMS.
Os acadêmicos participantes do projeto de pesquisa e extensão, supervisionados pelos docentes, já realizaram as atividades do projeto em ILPIs nos municípios de Campo Grande, Dourados e Caraapó. Ao todo, 140 idosos institucionalizados e 60 profissionais/colaboradores foram testados e orientados quanto as medidas de prevenção da doença.
O projeto conta com colaboradores das Unidades de Respostas Rápida dos municípios de Campo Grande e Dourados, para a realização dos testes swab. O Conselho Municipal do Idoso também apoia as atividades. O projeto de extensão e pesquisa pretende continuar com as ações na capital e região de Dourados. O endereço eletrônico covid19@uems.br está dispoível, em caso de dúvidas ou solicitações para os coordenadores do projeto.