Secretário acompanha atuação do Núcleo Regional de Saúde em Dourados

  • Publicado em 10 set 2020 • por marianel@ses.ms •

  • Os Núcleos Regionais tem como principal objetivo garantir, manter e facilitar o fluxo de informações entre a sede da Secretaria de Estado de Saúde e os municípios

    O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende esteve quarta-feira (09.09) acompanhando a chegada de medicamentos e insumos no Núcleo Regional de Saúde de Dourados, oriundos de diversas demandas atendidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e distribuídas para onze municípios da microrregião da Grande Dourados.

    Nesta data, foram recebidos pelo Núcleo de Dourados, entre outros: Medicamentos do Componente Especializado Assistência Farmacêutica; medicamentos oriundos de ações judiciais; oxímetros de pulso; medicamentos/insumos dos programas Saúde da Mulher, DST/AIDS, Sífilis, Alimentação e Nutrição, Diabetes, TB/Hanseníase, Malária, Meningite; kits Covid e intubação; medicamentos para oncologia e clínicas renais; EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para o Núcleo Regional; e kit de equipamentos de ostomia.

    O Núcleo Regional de Dourados atende os seguintes municípios jurisdicionados: Caarapó, Douradina, Dourados, Itaporã, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Deodápolis, Glória de Dourados, Vicentina, Jateí, Fátima do Sul. O município de Dourados é, ainda, polo da macrorregião de saúde, composta por 33 municípios, divididos em quatro microrregiões  (Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Dourados).

    “Uma das propostas de nossa gestão é propiciar atendimento de qualidade aos usuários da saúde pública em todas as localidades do Estado. Para tanto, temos conversado com as equipes dos Núcleos Regionais, visando a coleta de ideias e propostas, bem como a necessidade de adequações”, salienta o secretário Geraldo Resende.

    Estrutura

    Dentro da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram implantadas as Agências Regionais, que hoje são denominadas de Núcleos Regionais de Saúde. Trata-se de uma estrutura organizativa da Coordenadoria de Gestão Participativa Descentralizada (CGPD) e Diretoria Geral de Gestão Estratégica (DGGE). São distribuídos por região geográfica em nove núcleos, com sede nos seguintes municípios: Aquidauana, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Jardim, Naviraí, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.

    Os Núcleos Regionais tem como principal objetivo: garantir, manter e facilitar o fluxo de informações entre a sede da SES e os municípios. Sua ação junto aos municípios consiste no apoio, articulação e supervisão das ações de saúde desenvolvidas pelos municípios de sua jurisdição.

    As principais atribuições são: o desenvolvimento e acompanhamento das ações dos setores de: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, atendimento ao usuário que necessita realizar Tratamento Fora do Domicílio, medicamentos de alto custo, órtese e prótese, apoio aos Programas de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Diabetes, DST/AIDS, Imunização, Entomologia e Auditoria.

     

    Texto: Ricardo Minella/SES

    Fotos: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também