Perto de 400 mil casos notificados, SES quer medidas mais enérgicas e eficientes dos municípios para conter avanços do Covid-19

  • Publicado em 07 dez 2020 • por marianel@ses.ms •

  • Mato Grosso do Sul está perto de atingir a marca de 400 mil casos de notificação pelo COVID-19, sendo com 396,524 casos registrados nesta segunda-feira (7.12). Com o aumento exponencial dos números de casos e de pacientes internados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que somente com os municípios seguindo à risca as medidas restritivas orientadas pelo Programa Prosseguir será possível conter o avanço do coronavírus.

    “É preciso que tenhamos medidas restritivas, toque de recolher mais extenso e que as atividades não-essenciais deixem de serem feitas sob pena de termos o colapso na Saúde Pública do Estado. Precisamos de medidas restritivas, de acordo com aquilo que nós construímos ao longo deste enfrentamento com o Programa Prosseguir.”.

    A Secretaria de Estado de Saúde destaca que os prefeitos devam seguir à risca, às determinações quanto a classificação feita pelo Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).  A orientação é que medidas mais enérgicas restritivas sejam adotadas e que as atividades consideradas não-essenciais deixem de ser realizadas conforme embandeiramentos dos municípios no Programa Prosseguir.

    Nesta segunda-feira (7) foram registrados apenas 23 casos novos, devido à problemas nos sistemas do Ministério da Saúde, chegando a 105.246 pessoas com COVID-19. Com mais oito óbitos, 1.841 perderam a vida para o coronavírus. A média móvel de óbitos está em 10,3 e a média móvel diária de casos está em 883,6 casos confirmados. A taxa de contaminação sofreu aumento expressivo chegando a 1,09. A taxa de letalidade está em 1,7%.

    Mato Grosso do Sul também apresentou aumento no número de casos ativos que estão em 11.665, apesar do Estado ter 91.740 casos recuperados.

    O número de pacientes internados com COVOD-19 teve aumento expressivo passando de 206 internados em 11 de novembro para 577 pacientes internados com coronavírus em Mato Grosso do Sul.

    Rodson Lima e Airton Raes

    Categorias :

    Coronavírus

    Veja Também