Publicado em 27 out 2021 • por marianel@ses.ms •
Habilitação da proposta junto ao Ministério da Saúde deverá contar com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas, poderá ser habilitado para oferecer serviço de radioterapia. Para tanto, a instituição está solicitando apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Em reunião que aconteceu essa semana, a gerente Daniela Mekaru (Qualidade e Captação de Recursos) e o diretor executivo Marco Antonio Calderon estiveram com o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, na semana passada, discutindo a implantação da radioterapia. O pedido já está sendo analisado pela SES.
De acordo com os dirigentes do hospital, o apoio da Secretaria de Estado de Saúde é indispensável para que o serviço seja habilitado pelo Ministério da Saúde. Para instalar a radioterapia é preciso que haja a aquisição de um acelerador linear, e para isso a direção da unidade vai buscar o apoio da bancada federal, por intermédio da senadora Simone Tebet.
“O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora presta um serviço de grande importância para Mato Grosso do Sul, em especial para a macrorregião de Três Lagoas, atendendo os treslagoenses e cidadãos de Selvíria, Inocência, Paranaíba, Cassilândia, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Água Clara e Aparecida do Taboado. Por isso, sempre temos feito de tudo para apoiar a instituição, que oferece serviços de alta qualidade para os usuários do SUS”, salienta o secretário Geraldo Resende.
O Hospital
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora completou, em 2021, 102 anos, sendo referência para os municípios da Costa Leste, que totaliza cerca quase 300 mil habitantes. Segundo os dirigentes, os atendimentos realizados pelo SUS representam 86,7% do total de pacientes atendidos no Hospital, que conta com o serviço de oncologia desde 2008.
“A Unidade de Oncologia garante o acesso direto dos pacientes ao acompanhamento e tratamento oncológico completos, fortalecendo a linha de cuidados dedicados ao paciente com câncer. Em 2013, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora foi credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) sem radioterapia”, salienta Marco Calderon.
“Essa classificação é concedida apenas aos hospitais que possuem condições técnicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada para o diagnóstico definitivo e tratamento do câncer. Agora, a implantação da radioterapia vai completar o atendimento aos pacientes da oncologia”, finaliza o diretor executivo.
Texto e foto: Ricardo Minella/SES