Profissionais de saúde de todo MS debatem redução de mortalidades materna e infantil

  • Publicado em 25 maio 2022 • por marianel@ses.ms •

  • Evento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Subsecretaria Estadual de Saude da Mulher acontece até as 16 horas desta quarta-feira no auditório da Assomasul, em Campo Grande

    Profissionais de saúde de todas as regiões do Estado, entre técnicos (as) e enfermeiros(as) ligados a coordenadorias de Saúde da Mulher, Atenção Básica à Saúde, obstetrícia e outras áreas, participam, durante todo o dia de hoje (25) do II Simpósio Estadual da Saúde da Mulher, em Campo Grande. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher e à Pessoa em Situação de Violência em parceria com a Subsecretaria Estadual da Saúde da Mulher (SPPM/MS), no auditório da Assomasul – Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul.

    O evento, cujo objetivo é qualificar os profissionais de saúde com vistas à redução da mortalidade materna em Mato Grosso do Sul, por meio da implementação de novas perspectivas do cuidado à saúde da mulher, é realizado nesta data em alusão ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna.

    Entre os temas que estão sendo abordados com a presença de mais de 100 profisionais, destacam-se: o Projeto Bem Nascer; a situação da mortalidade materna e infantil no Brasil, no Centro-Oeste e em Mato Grosso do Sul; a importância da implantação/implementação dos métodos de longa duração – LARC´s; programação de distribuição de LARC´s em MS. O evento também dá ênfase aos indicadores do “Previne Brasil” com objetvo de gerar a redução da mortalidade materna e a estratificação de risco gestacional.

    O simpósio conta, entre outras, com as presenças da Secretária-Adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Cristhinne Maymone; da Coordenadora de Ações em Saúde da SES Karine Cavalcante da Costa; da médica ginecologista e obstetra Vanessa Chaves Miranda, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-SUL); da consultora Patrícia de Souza Veras, do Programa Planificasus, pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; e Isabela Momede Duarte, gerente da Assistência Farmacêutica Básica da SES/MS

    Na abertura do evento, falaram a secretária adjunta da SES, Cristhinne Maymone; a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres Rosana Fernandes Leal; e a ex-Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres;  e a ex-subsecretária Luciana Azambuja Roca, que até recemente ocupou a pasta de Políticas Públicas para Mulheres.

    Veja a íntegra da programação:

    8h15min: Painel 1

    – Projeto Bem Nascer: Estratégia para impactar a Mortalidade Materna e Infantil – Dra. Cristhinne Maymone – Secretária Adjunta de Saúde.

    8h30min: Painel 2

    – Situação da Mortalidade Materna no Brasil/Centro Oeste e no Estado de Mato Grosso do Sul.
    – A importância da implantação/ implementação dos métodos de longa duração- LARC´s. – Dra. Vanessa Chaves Miranda Médica Ginecologista e Obstetra Presidente da SOGOMAT-SUL.
    – Programação de distribuição dos LARC´S no MS – Isabella Momede Duarte Farmacêutica, Gerente da assistência farmacêutica Básica/SES/MS.

    10h30min: Painel 3

    – Indicadores do Previne Brasil para redução da Mortalidade Materna – Karine Cavalcante da Costa, Enfermeira Coordenadora de Ações em Saúde/DGAS/SES.

    13h: Painel 4

    – Estratificação de Risco Gestacional – Patrícia de Sousa Veras, Enfermeira consultora do PLANIFICASUS pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

    16h: Encerramento

    Texto e Foto: Ricardo Minella, SES

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também