Publicado em 26 abr 2023 • por marianel@ses.ms •
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício Simões, acompanhado da secretária-adjunta da SES, Dra. Crhistinne Maymone participaram da posse da nova diretoria do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), que elegeu por unanimidade Fábio Baccheretti Vitor, secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, como novo presidente do Conselho. A cerimonia de posse aconteceu nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF).
Segundo informações do CONASS, Fábio Baccheretti era vice-presidente do Conselho e agora assume a presidência deixada pelo secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia. Entre as estratégias, o novo presidente destacou quanto a troca de experiências entre os estados como uma das prioridades da sua gestão já que, segundo observou, conhecer as experiências exitosas é fundamental para encontrar soluções que possam ser adaptadas a cada realidade.

Secretário de MS, Dr. Maurício Simões ao lado do secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, novo presidente do Conass.
Outras agendas
Mais cedo, os secretários de Mato Grosso do Sul participaram da 4ª Assembleia do Conselho que contou com a presença de gestores de outros estados do país. Entre as principais pautas discutidas estão:
Programa Saúde em Rede – que tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão. O programa basea-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.
Movimento Nacional pela Recuperação das Coberturas Vacinais – em que o objetivo é alinhar as agendas de comunicação dos estados, principalmente nas redes sociais para que o alcance seja cada vez maior e as ações locais aumentem a cada mês.
Dignidade Menstrual – programa combate a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários no período da menstruação ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição, além de garantir os cuidados básicos de saúde e desenvolver os meios para a inclusão das pessoas que menstruam, em ações e programas de proteção à saúde, promovendo, assim, a dignidade menstrual.
Ao final da reunião foram debatidos os temas da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que acontece nesta quinta-feira (27).
Rodson Lima, com informações do Conass.