Publicado em 17 maio 2023 • por marianel@ses.ms •
Acidente de trânsito é uma questão de saúde pública que requer políticas que envolvam ações de educação e segurança no trânsito como uma responsabilidade compartilhada para sua prevenção. Geram um impacto negativo sobre a saúde da população, pois, além de reduzir a expectativa de vida de jovens e adolescentes, ocasionam altos custos sociais e econômicos atribuídos ao sistema de saúde e previdenciário.
Desta forma, existe a preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar a sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito. A incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos – e com isso reduzir o número de mortos e feridos – foi criado em 2014 o Movimento Maio Amarelo.
Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito que, neste ano, completa dez anos. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Em Mato Grosso do Sul, nos últimos dez anos, houve a implementação das políticas públicas de segurança viária e da promoção da saúde que culminou no aumento dos fatores de proteção. No decorrer dessa década, diversas ações e políticas foram adotadas como prioridades visando a redução e ao controle dos acidentes de trânsito. Desde o ano de 2006 deu início a um conjunto de ações de capacitação para os profissionais da área da saúde, trânsito e segurança pública visando o fortalecimento da intersetorialidade e ao planejamento de ações locais que pudessem impactar de maneira mais efetiva na redução dos acidentes de trânsito.
Para o ano de 2023, em sua décima edição, a campanha Maio Amarelo tem como tema ”No trânsito, escolha a vida”, que será difundido por todo o país. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizará uma abordagem educativa no Parque dos Poderes com objetivo de educar para que se tenha um trânsito de pessoas cada vez mais conscientes e que respeitam a legislação. São ações realizadas de forma conjunta para poder reduzir os índices de mortalidade por acidentes através da educação e mudança de comportamento.
Dados da Capital
Conforme o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), Campo Grande, entre janeiro e março de 2022, registrou 2.932 acidentes, dos quais 2.078 foram sem vítimas e 827 com vítimas. Entretanto, no mesmo período de 2023, foram 2.523 acidentes, sendo 1.626 com apenas danos materiais e 882 envolvendo pessoas. Apesar da queda no número de acidentes no início deste ano, a Capital teve um número maior de vítimas.
De janeiro a março de 2022, os acidentes resultaram em 27 mortes, sendo 19 envolvendo motociclistas, um ciclista e sete pedestres. Já em 2023, de janeiro a março, foram 15 mortes, sendo oito motociclistas, dois ciclistas, três pedestres, um condutor de veículo e um passageiro.
Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende