Publicado em 29 ago 2023 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ESP (Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser), realiza nesta terça-feira (29) a abertura da ‘III Mostra de Programas de Residências em Saúde – Desafios e Oportunidades em Tempos de Crise Sanitária’, no Auditório LAC da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
O evento é uma oportunidade para o debate coletivo sobre as residências que a ESP apoia e uma maneira de popularizar a ciência, a inovação e boas práticas em saúde pública, bem como produzir espaços de diálogo e compartilhamento de saberes.
Conforme a gerente Pesquisa, Extensão e Inovação em Saúde da ESP e coordenadora do evento, Inara Pereira da Cunha, ao todo, a mostra recebeu mais de 300 inscrições e 77 submissões de resumos de trabalhos científicos e experiências. “Isso demonstra a importância de um evento como este, tanto para dar visibilidade aos programas de residência como para debater sobre assuntos como perspectivas futuras, o uso de tecnologias leves para o cuidado e saúde mental dos residentes e preceptores”.
Entre os programas de residências que a ESP apoia estão a Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados, Residência Multiprofissional lato sensu em Saúde da Família: Saúde dos Povos originários, Residência em Enfermagem Obstétrica, Residência em Clínica Médica, Residência em Oftalmologia, Residência de Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Reabilitação Física.
Segundo a gerente de Formação e Acompanhamento Pedagógico e responsável pelas residências em saúde pela ESP, Maria de Lourdes Oshiro, a mostra de residências em saúde proporciona a integração e troca de experiências entre os residentes, preceptores e tutores, bem como discutir a importância da residência no contexto da formação em serviço e qualificar o cuidado em saúde. “É um momento importante para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde)”.
Para o vice coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados da UFMS, Dr. Everton Lemos, a III Mostra de Programas de Residências em Saúde é uma excelente oportunidade para o intercâmbio de experiências exitosas, de conhecimentos e de desafios enfrentados pelos diversos programas de residências, principalmente durante a pandemia da Covid-19.
“Neste sentido, iremos contextualizar a conjuntura da formação no SUS em época de crise sanitária, destacando os desafios na formação e a necessidade de reorganização dos sistemas de saúde para o enfrentamento da crise. Dialogar sobre essa temática oportuniza aos profissionais de saúde realizar reflexões acerca destes desafios enfrentados, e trocas de experiências exitosas de cada programa”, explica.
A III Mostra de Programas de Residências em Saúde conta com o apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e parcerias da UFMS, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fiocruz/MS (Fundação Osvaldo Cruz/Mato Grosso do Sul). A programação é voltada aos acadêmicos, residentes, docentes, preceptores, pesquisadores e comunidade, e segue até quinta-feira (31) nas dependências da ESP, em Campo Grande.
Confira a programação completa:
29/08 – Terça-feira:
12 horas às 13 horas – Credenciamento;
13 horas às 14 horas – Abertura e Apresentação Cultural;
14 horas às 17 horas – Mesa Redonda: Perspectivas nacionais e locais de fortalecimento das residências em saúde.
Local: Auditório LAC da UFMS.
30/08 – Quarta-feira:
8 horas às 12 horas – Exposição dos programas de residências em saúde;
10 horas às 11 horas – Painel: Conjuntura da formação no SUS em época de crise sanitária;
13 horas às 16 horas – Apresentação de trabalhos aprovados;
16 horas às 17 horas – Painel: Tecnologias leves na produção do cuidado das residências em saúde.
Local: ESP.
31/08 – Quinta-feira:
8 horas às 9 horas – Dança circular;
9 horas às 11 horas – Painel Dialogado: Saúde mental de quem cuida: Condições para o bem-estar e felicidade de residentes e preceptores.
11 horas às 12 horas – Premiação dos trabalhos e encerramento.
Local: ESP.
Serviço
A ESP está localizada a localizada a avenida Senador Filinto Müler, 1480 – Pioneiros, Campo Grande/MS.
Kamilla Ratier, SES