Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são temas de debates no 2º ECOPICS

  • Publicado em 26 set 2023 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou nesta terça-feira (26) a abertura do 2º ECOPICS (Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A programação, que segue até sexta-feira (29), conta com palestras, apresentação de trabalhos, oferta de cuidados e cursos e oficinas, que acontecem nos dias 28 e 29 de setembro, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

    Durante a abertura do evento, os participantes puderam assistir à apresentação da Orquestra Indígena desenvolvida na aldeia urbana Darcy Ribeiro, em Campo Grande, e regida pelo maestro Eduardo Martinelli.

    Na ocasião, representando o governador Eduardo Riedel, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, agradeceu à equipe responsável pela organização do evento pelo desempenho e compromisso.

    “Esse evento é tão rico e pode ser propulsor de muitas políticas públicas em vários estados do Brasil, em âmbito nacional e também nos nossos municípios de Mato Grosso do Sul. A realização desse evento é o nosso compromisso nessa atual gestão de poder impulsionar as práticas integrativas no estado. Trazer para o âmbito de nossas práticas o acolhimento, a empatia e o princípio da promoção da saúde com certeza nos fará mais humanos, mais saudáveis e muito mais em paz com a nossa essência”, disse Maymone.

    O ECOPICS proporcionará debates relevantes sobre estratégias e implementação das PICS nos municípios, além de sensibilizar profissionais de saúde e gestores na prevenção e na promoção da saúde individual e coletiva, de forma integral e humanizada. O encontro auxiliará no acesso a espaços para desenvolvimento de ações de prevenção de doenças, de promoção e recuperação da saúde, voltados a ambientes saudáveis para que a população viva mais, com melhor qualidade de vida e, assim, fortalecer a Rede de Atenção à Saúde.

    Para a responsável técnica pelas PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) da SES, Patrícia Mecatti Domingos, o evento é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos acerca das PICS. “Juntos concentraremos ações, intenções e trocas substanciosas na construção de uma política pública de práticas integrativas e complementares em saúde cada vez mais consolidadas no Brasil, a partir do simples e tradicional cuidado do corpo, da mente e da alma humana”.

    A realização do ECOPICS é uma oportunidade para levantar questões que percorrem os temas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Sistema Único de Saúde), equipando os profissionais de saúde e outros parceiros que atuam nas diversas temáticas para a articulação intra e intersetorial das ações de promoção e prevenção à saúde nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal para um novo modelo de atenção à saúde.

    Durante sua fala a diretora-presidente do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), Dra. Marielle Corrêa Esgalha, contou como tem acontecido as PICS dentro do HRMS. “As práticas integrativas começaram no Hospital Regional logo depois da pandemia do Covid-19, então tem quase dois anos. As práticas começaram de uma maneira bastante primária e só em junho de 2022 que conseguimos um espaço e hoje esse espaço está reservado no nosso ambulatório. Atualmente, nós temos mais de mil servidores que foram atendidos pelas práticas e cada vez mais entendemos a abrangência e a utilidade, o que conseguimos aproveitar dessas práticas no nosso dia-a-dia”.

    Já o superintendente da Escola de Saúde Pública, André Vinícius Batista de Assis, frisou que é necessário parar para refletir e trazer para dentro dos ambientes de saúde novos caminhos para serem seguidos. “É importante sempre reforçarmos que tudo o que é novidade nas nossas práticas é uma questão muito desafiadora. É um desafio as PICS entrarem de fato no SUS, é uma luta muito árdua, temos questões científicas para discutir, mas, aos poucos, vamos avançando”.

    A programação completa do 2º ECOPICS  pode ser conferida através do link: https://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/2o-ECOPICS-cr1.pdf

    Práticas Integrativas

    As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Todas as práticas estão inseridas no SUS e reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

    As práticas estão inseridas no SUS e reconhecidas pelo Ministério da Saúde como opção para tratamento e prevenção de diversas doenças. Entre as PICS estão a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

    Kamilla Ratier, SES

    Foto: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também