Publicado em 18 nov 2016 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – A partir desta sexta-feira (18) está suspensa a fabricação, importação, divulgação, publicidade e comércio de sementes da planta Noz da Índia. A resolução publicada no Diário Oficial do Estado determina o recolhimento e inutilização das unidades do produto encontradas no mercado ou expostos à venda.
De acordo com a Secretaria de Estado Saúde de Mato Grosso do Sul, a Noz da Índia apresenta elevado risco de intoxicação, já que a ingestão de apenas uma semente da planta pode resultar em quadros de intoxicação grave ou severa. Entre os principais sintomas estão: náuseas, vômitos, cólicas abdominais intensas, tenesmo, diarreia intensa, sede intensa, secura nas mucosas, letargia e desorientação. Nos casos mais graves: desidratação acentuada, dilatação das pupilas, aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia), alteração na frequência respiração (dispnéia) e aumento da temperatura corporal (hipertemia).
A fiscalização em todo território de Mato Grosso do Sul será realizada em parceria com a Vigilância Estadual Sanitária e a Vigilância Municipal. Entre as principais ocorrências de intoxicação e óbito, está relacionada à comercialização da semente em bancas de ervas, feiras livres e mercados populares sob a propaganda de auxiliar na perda de peso e emagrecimento sem riscos à saúde. Estados como São Paulo, Goiás e Espírito Santo já registraram casos de intoxicação e óbitos pelo consumo da semente. Em países como Espanha, Austrália e Chile a Noz da Índia está proibida.