SES realiza simpósio sobre modelos de gestão no SUS

  • Publicado em 23 jul 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Auditoria, Controle e Avaliação do SUS, realizou na quarta-feira (17) o simpósio ‘Modelos de Gestão no SUS – Conceitos e Experiências’ no auditório da ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande.

    Durante o encontro foram apresentados modelos de administração direta, PPP (Parcerias Público-Privadas) na área da saúde, das OSS (Organizações Sociais de Saúde) e de consórcios interfederativos de saúde, que representam alternativas para enfrentar os desafios da saúde pública a fim de otimizar a oferta de serviços pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

    Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, conhecer e debater experiências de outros estados auxilia na divulgação e no aprimoramento dos conceitos de modelos de gestão disponíveis no SUS. “Refinamos nossos conceitos desses modelos de gestão para, a partir da experiência dos outros estados, construirmos um amálgama em Mato Grosso do Sul que nos permita avançar para modelos de gestão em saúde que nos atenda. Então temos um grande desafio de elevar a gestão administrativa e assistencial das unidades hospitalares de saúde do estado a um nível mais elevado do que nós nos encontramos hoje”.

    Cada modelo de gestão no SUS possui suas peculiaridades, vantagens e desafios, sendo essencial uma abordagem integrada e coordenada para maximizar os benefícios e garantir a qualidade dos serviços prestados à população. A transparência, o controle social e o compromisso com a equidade devem ser pilares fundamentais em qualquer modelo de gestão adotado.

    “Esse é mais um dos eventos que estamos fazendo no sentido de construir uma consciência coletiva de que há muito a aprender para que possamos continuar avançando nesses diversos modelos”, finalizou o secretário.

    A programação contou com palestra do coordenador de Desenvolvimento Institucional do CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), René Santos, e apresentação de cases de sucesso com a diretora de Gestão de Unidades Consorciadas e PPPs da Sesab (Secretaria de Estado de Saúde da Bahia), Priscilla Bellazzi, com o diretor executivo do Consórcio de Saúde da região de Maracanaú, Bruno Eloy, e com o diretor da Unidade Especializada em Saúde da Secretaria de Controle Externo em Desenvolvimento Sustentável do TCU (Tribunal de Contas da União), Alexandre Cavalcanti.

     Kamilla Ratier, Comunicação SES
    Fotos: Kamilla Ratier

    Categorias :

    Geral

    Veja Também