SES participa da 1ª Oficina de Educação Continuada em Saúde para Ouvidorias do SUS

  • Publicado em 11 set 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Ouvidoria Estadual do SUS, participou da 1ª Oficina de Educação Continuada em Saúde para as Ouvidorias do SUS da região Centro-Oeste, realizada em Brasília, nesta segunda (10) e terça-feira (11). Também estiveram presentes profissionais do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Organizado em parceria com a Ouvidoria Geral do SUS – OuvSUS, a UMA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a ENSP/Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca), o evento teve como principal objetivo preparar as ouvidorias para o grande encontro nacional agendado para o final deste ano.

    O encontro contou com a participação ativa de representantes da Ouvidoria Estadual do SUS/SES, bem como das Secretarias Municipais de Saúde de Campo Grande, Naviraí, Bela Vista, Paranaíba, Anastácio, Ribas do Rio Pardo, Sonora, Dourados, Aquidauana, Três Lagoas, Maracaju e Ladário. Também marcaram presença as ouvidorias do SUS do Hospital Regional de MS, Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados e o Hospital da Vida – Dourados.

    Durante a oficina, foram discutidas estratégias para consolidar e fortalecer a Educação Continuada na Rede de Ouvidorias do SUS. A agenda incluiu temas como a composição e articulação das equipes, a interação com a gestão do SUS, o relacionamento com os cidadãos, a gestão da informação e a administração interna das ouvidorias. Com esta iniciativa, busca-se aprimorar a atuação das ouvidorias, garantindo uma maior eficácia na comunicação e na gestão dos serviços de saúde.

    A Ouvidora Estadual do SUS de Mato Grosso do Sul, Ana Cláudia Cubilha Cavalheiro, destacou a importância da participação ativa e da capacitação contínua dos técnicos e ouvidores estaduais.”A participação ativa e a capacitação dos técnicos e ouvidores estaduais são fundamentais para a eficácia e o aprimoramento das Ouvidorias do SUS. A Ouvidoria desempenha um papel crucial na melhoria dos serviços de saúde, funcionando como um elo vital entre os cidadãos e o sistema de saúde. Investir na capacitação dos nossos profissionais e na atualização dos nossos processos fortalece a nossa capacidade de responder eficazmente às necessidades da população e de promover uma gestão mais transparente e eficiente.”

    Segundo a ouvidora-geral do SUS, Conceição Rezende, a partir de uma construção coletiva, “estamos desenvolvendo um programa de fortalecimento da educação permanente em saúde para qualificação de ouvidores, gestores e trabalhadores que comporão o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS”. A ouvidora reforçou que a oficina tem o objetivo de aprimorar os processos de trabalho das Ouvidorias do SUS, com foco na qualificação, realização da prática competente, responsável e transformadora.

    O programa prevê a realização de sete oficinas regionais, sendo duas no Norte, duas no Nordeste, uma no Centro-Oeste, uma no Sudeste e uma na região Sul. Antes de iniciar as oficinas, a OuvSUS sistematizou informações para a construção dos principais temas a serem abordados, buscando atender as realidades e as necessidades próprias de cada localidade.

    Marcus Moura, Comunicação SES
    Fotos: Divulgação

    Categorias :

    Ouvidoria

    Veja Também