Secretaria de Saúde abre comemorações do Outubro Rosa com palestras e oficinas nesta terça-feira

  • Publicado em 05 out 2015 • por Thereza Christina Amendola da Motta •

  • Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) realiza nesta terça-feira (06) a abertura solene das ações do Outubro Rosa. O evento acontecerá às 9 horas no saguão da SES, com a participação do secretário de estado de saúde Nelson Tavares, da Primeira Dama, Fátima Azambuja e da vice-governadora Rose Modesto. 
    Em seguida, será realizada uma roda de conversa de conversa no gabinete, com a participação do secretario de saúde, da primeira-dama, da médica ginecologista Rita de Cássia Tavares e da Vice Governadora Rose Modesto, com servidoras que já passaram pelo tratamento contra o câncer.
    Às 9h20 será realizada a roda de conversa no saguão da SES com o tema: “Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis na Prevenção do Câncer”, com o nutricionista da área técnica de alimentação e nutrição da SES, Anderson Holsbach. Logo depois, o médico mastologista Naildo Faustino realiza a palestra “Laço pela Vida – Outubro Rosa”.
    Trabalho conjunto
    As comemorações do Outubro Rosa pela Secretaria de Estado de Saúde também ganham o reforço da conscientização sobre a alimentação saudável, sendo uma ação conjunta entre a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher e a Gerência de Ações de Monitoramento da Alimentação e Nutrição da SES/MS.
    Durante o mês de outubro serão realizadas oficinas e exposições de conscientização e prevenção ao câncer de mama e em comemoração a Semana Mundial da Alimentação Saudável.
    Cenário do Câncer em MS
    O Câncer de Mama ainda é uma das doenças com maior incidência em mulheres em Mato Grosso do Sul. No Brasil, o Câncer do Colo do Útero é a quarta causa de morte por câncer em mulheres. O número de casos novos estimado para 2014 e 2015 é de 15.590, com um risco de 15,3 casos a cada 100 mil mulheres. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de 29,9 casos novos a cada 100 mil mulheres. Em relação à mortalidade, na última década (2001-2010), o Estado apresentou, em média, 80 óbitos anuais, sendo a faixa etária mais atingida, a que contempla às mulheres entre 40 a 49 anos (21,0%), seguida por aquelas entre 60 e 69 anos (20,8%) e, por fim, as entre 50 e 59 anos (20,1%). Vale ressaltar, que Mato Grosso do Sul apresenta taxa de incidência e de mortalidade bem acima da media nacional sendo comparado com Amazonas, Tocantins, Maranhão e Piauí.
    De acordo com as estimativas de incidência de Câncer de Mama projetadas pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA para o ano 2014/2015, o Estado de Mato Grosso do Sul deve registrar por ano 770 caso novos com uma taxas (62,65 por 100.000 mulheres), juntamente com o Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, enquadrando-se na faixa com taxas que variam de 55,68 a 96,47 /100.000 mulheres. Além disso, Mato Grosso do Sul tem registrado em media nos últimos cinco anos (2010-2015) 160 óbitos por ano, mostrando que é preciso implementar o programa de rastreamento por meio de mamografias, bem como facilitar e agilizar o exame e tratamento até 60 dias após o diagnóstico.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também