Publicado em 19 ago 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •
Iniciativa de Aparecida do Taboado integra educação e saúde bucal para alunos do 1º ao 5º ano
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforça a importância da prevenção da saúde bucal nos municípios, com mais de 6 mil procedimentos preventivos realizados em escolas de Mato Grosso do Sul no último ano. Nesse contexto de fortalecimento das ações de prevenção à saúde bucal dos estudantes, a secretaria destaca iniciativa que será apresentada neste mês pela Prefeitura de Aparecida do Taboado.
Intitulado “Cárie Zero”, o projeto é voltado para alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais e terá o evento de apresentação inicial na próxima segunda-feira (18) na Escola Municipal João Luiz Pereira, no município.
Coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro reforça que iniciativas como esta inspiram estratégias futuras nas demais cidades sul-mato-grossenses. “Em consonância com o incentivo à saúde bucal preventiva do Estado, esse projeto de referência para fortalecer redes de cuidado e educação em saúde em todo MS”, afirma.
O projeto desenvolvido pelo município promove hábitos saudáveis e oferece atendimento odontológico diretamente nas escolas, distribuindo kits de higiene bucal e livros paradidáticos para alunos, professores e famílias, que serão trabalhados em aulas de Ciências e em reuniões com os pais.
Ele inclui atividades coletivas de escovação e bochecho supervisionado, além da identificação e restauração de dentes cariados, com encaminhamento para tratamento nas ESFs quando necessário. O prefeito e dentista José Natan de Paula Dias ressalta: “O projeto aplica princípios de odontologia preventiva de forma integrada à educação, permitindo monitoramento contínuo da saúde bucal infantil e intervenção precoce em casos de cárie”.
Coordenador de saúde bucal do município, o dentista Fernando Ajala, acrescenta que o trabalho permitirá alinhar os dados epidemiológicos da rede municipal com ações clínicas concretas, “promovendo prevenção, tratamento precoce e educação em saúde bucal de forma sistemática”.
O “Cárie Zero” será desenvolvido de forma contínua nos próximos anos, consolidando-se como uma estratégia permanente de promoção da saúde bucal infantil e referência para outros municípios do Estado.
Saúde bucal para estudantes de todo o MS
“A prevenção da saúde bucal é um pilar fundamental para o desenvolvimento das crianças, e iniciativas como o programa ‘Cárie Zero’ de Aparecida do Taboado mostram como a integração entre educação e saúde pode gerar resultados concretos. Com ações práticas, como escovação supervisionada, distribuição de kits e materiais educativos, o projeto contribui para criar hábitos saudáveis desde cedo e serve de exemplo para outros municípios que desejam fortalecer suas redes de prevenção”, destaca a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.
Ela relembra que o Governo de Mato Grosso do Sul intensificou, por meio da SES, as ações de saúde bucal nas escolas públicas, com o objetivo de criar uma rede municipal de prevenção, fortalecendo hábitos saudáveis desde a infância e garantindo cuidados essenciais aos estudantes.
Em 2024, foram distribuídos 30 mil kits de higiene bucal, compostos por escovas, cremes dentais e fios dentais, e realizados 6.313 procedimentos preventivos, incluindo aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada e procedimentos coletivos. Os atendimentos educativos saltaram de 382 para 1.442, abrangendo palestras, orientações e atividades interativas.
“Temos acompanhado com satisfação iniciativas promissoras, como o ‘Cárie Zero’, e outras ações municipais de saúde bucal, que mostram como a prevenção e a educação podem gerar mudanças concretas nos hábitos das crianças. É fundamental reconhecer o esforço das cidades em fortalecer suas redes de cuidado e incentivar que essas práticas se consolidem de forma contínua em todo o Estado”, finaliza a secretária-adjunta da SES.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto capa: Divulgação SES