Videolaparoscopia moderniza cirurgias promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população de MS

  • Publicado em 25 ago 2025 • por Helton Davis Luzardo Souza •

  • Equipamentos possibilitam cirurgias com menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e redução significativa no tempo de internação dos pacientes.

    O processo de regionalização da saúde avança em Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), realizou nas últimas semanas a entrega de 11 sistemas completos de videolaparoscopia, também conhecidos como torres de vídeo rígidas, a unidades de saúde da rede pública de Mato Grosso do Sul.

    Com foco em contemplar, de forma estratégica, unidades de acordo com as necessidades específicas de cada macrorregião, a medida fortalece a realização de cirurgias minimamente invasivas nos hospitais do interior do estado, promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população.

    Os municípios beneficiados são: Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Chapadão do Sul e Rio Brilhante.

    Investimento em tecnologia eleva padrão da assistência cirúrgica nos municípios

    A destinação de torres de vídeo para Hospital Municipal de Coxim trouxe melhoria nos serviços de saúde oferecidos à população. Desde a instalação do equipamento, foram realizadas 32 cirurgias de artroplastia de joelho e 30 de artroplastia de quadril entre 2024 e 2025. O hospital também realizou 103 colecistectomias por videolaparoscopia de 2023 a 2025.

    Secretária Municipal de Saúde de Coxim, Fernanda Berigo.

    A secretária Municipal de Saúde de Coxim, Fernanda Berigo, ressaltou o impacto positivo da tecnologia na vida dos pacientes. “A torre de vídeo representa um avanço na qualidade da assistência cirúrgica. Ela garante maior segurança nos procedimentos, pois amplia a visão do cirurgião, reduz riscos e permite técnicas menos invasivas, resultando em uma recuperação mais rápida e confortável para o paciente”, afirmou.

    Segundo a secretária, o investimento em tecnologia pelo Governo do Estado é um fator determinante. “Investir em equipamentos modernos como esse é investir em vidas. É oferecer aos nossos profissionais condições modernas de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurar à comunidade um atendimento de excelência dentro do nosso sistema de saúde. Reforçamos o compromisso do município de Coxim com a regionalização da nossa saúde”, enfatizou.

    O Hospital Municipal de Chapadão do Sul alcançou um avanço histórico na saúde local ao realizar, pela primeira vez, uma cirurgia de histerectomia por videolaparoscopia. O procedimento foi possível graças a um investimento de quase meio milhão de reais do Governo do Estado em um novo equipamento de videolaparoscopia.

    Equipe médica realiza cirurgia por videolaparoscopia no Hospital Municipal de Chapadão do Sul.
    Secretária Municipal de Saúde de Chapadão do Sul, Adriana Tobal.

    A secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, destacou os benefícios da técnica minimamente invasiva. “A histerectomia por vídeo representa um grande avanço. Com incisões menores, a paciente tem uma recuperação mais rápida, menos dor e menor risco de complicações”, explicou.

    Tobal ressalta que o investimento em tecnologia e a capacitação da equipe médica e de enfermagem refletem o compromisso da gestão estadual em modernizar a infraestrutura de saúde nos municípios do interior do Estado. “Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul segue investindo em tecnologia e capacitação para garantir a saúde e a qualidade de vida para a população”, conclui.

    Tecnologia em saúde

    As torres possibilitam cirurgias com menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e redução significativa no tempo de internação dos pacientes. Cada torre é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e demais componentes que formam o sistema.

    Os recursos utilizados para aquisição dos equipamentos são oriundos tanto da esfera federal quanto estadual, viabilizados por meio de propostas previamente cadastradas e indicações parlamentares.

    Para assegurar sua correta utilização, os profissionais de saúde das unidades contempladas passaram por capacitação especializada. A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, destacou a importância da iniciativa: “Estamos investindo em tecnologia e capacitação para garantir um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado. Essas torres representam um avanço significativo na qualidade das cirurgias realizadas nos hospitais”, finalizou.

    Helton Davis, Comunicação SES
    Foto capa: Divulgação Chapadão do Sul

    Fotos internas: Helton Davis / Divulgação Coxim, Aquidauana e Costa Rica

     

    Categorias :

    Regionalização da Saúde

    Veja Também