Publicado em 28 ago 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •
Evento tem como objetivo conscientizar gestantes sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do recém-nascido
O Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto, realizou na manhã de quarta-feira (27), uma roda de conversa sobre o “Agosto Dourado”, mês alusivo ao aleitamento materno.
Durante a ação, as gestantes puderam tirar dúvidas sobre técnicas de amamentação, tais como: pegada correta na hora de amamentar, melhor forma para a criança alcançar o seio materno, além de outros questionamentos levantados durante o encontro.
O enfermeiro assistencial Daniel Fonseca, responsável técnico pela maternidade e um dos organizadores da atividade, juntamente com a direção assistencial e o NEP (Núcleo de Educação Permanente), destacou a relevância do diálogo para o cuidado com as futuras mães. “A roda de conversa teve como principal objetivo promover espaços de diálogo para acolher dúvidas, compartilhar informações e apoiar as gestantes em suas escolhas. O aleitamento materno é um ato de amor e proteção, e o hospital tem como missão estar ao lado das mães nesse processo”, ressaltou.
O diretor-geral da unidade, Alex Marques, também acompanhou as ações sobre o tema e destacou a importância da iniciativa no calendário fixo do hospital. “É importante ressaltarmos que o Agosto Dourado é um momento de conscientização e incentivo para o aleitamento materno, etapa fundamental para a saúde do bebê e da mãe. Em geral, ficamos satisfeitos em ver a participação das gestantes, dos profissionais de saúde e de toda a equipe do hospital”, destacou.


Referência
Referência em saúde pública para mais de 200 mil habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. A unidade possui 117 leitos e realiza serviços de urgência e emergência, internações, cirurgias e atendimento ambulatorial nas especialidades de clínica médica, ginecologia-obstétrica, pediatria e ortopedia, além de dispor de amplo suporte diagnóstico com exames de imagem e de laboratório.
Comunicação SES, com informações do HRPP
Foto: Arquivo