Publicado em 17 set 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •
No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o objetivo de conscientizar sobre práticas que previnem riscos e asseguram um atendimento mais seguro. Em 2025, o tema escolhido foi “Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança”, com o lema “Segurança do paciente desde o início”.
A data chama atenção para a importância de proteger os pacientes de incidentes evitáveis durante o atendimento, especialmente os mais vulneráveis, como bebês e crianças. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), maior hospital público do Estado, a segurança do paciente é uma prioridade e está integrada à rotina de atendimento em todas as áreas.
Medidas que salvam vidas
Entre as ações implementadas no HRMS, destacam-se:
Pulseira de identificação: Todo paciente, ao dar entrada no hospital, recebe uma pulseira de identificação. Ela contém dados pessoais que devem ser conferidos por todos os profissionais e pelo próprio paciente e acompanhante. É fundamental que a pulseira de identificação permaneça no paciente durante toda a internação, evitando trocas de exames e erros de medicação.
Checklist de cirurgia segura: Um protocolo adotado em procedimentos cirúrgicos que garante a conferência correta do paciente, do local da cirurgia e do procedimento a ser realizado.
Grades das camas hospitalares: Mantidas elevadas, especialmente para crianças e idosos, como forma de prevenir quedas que podem trazer consequências graves. Acompanhantes devem sempre verificar se as grades estão devidamente posicionadas.
Atenção a alergias e tratamentos: Pacientes e acompanhantes devem informar a equipe de saúde sobre alergias a medicamentos e seguir rigorosamente o tratamento prescrito pelo médico, incluindo doses e horários de medicação.
Cuidados com recém-nascidos e crianças: A posição da amamentação e a forma como a criança se alimenta devem ser monitoradas, reduzindo o risco de broncoaspiração — quando líquidos, alimentos ou saliva entram nas vias respiratórias.

Higienização das mãos: Considerada a medida mais simples e eficaz para prevenir infecções, deve ser praticada por profissionais, acompanhantes e visitantes. A OMS estima que a higienização correta das mãos pode reduzir em até 40% as infecções relacionadas à assistência em saúde.
Segundo a chefe do Setor de Qualidade e Segurança do Paciente do HRMS, Simone Carvalho, o hospital tem intensificado a atenção aos pacientes pediátricos, alinhando-se ao tema da campanha mundial deste ano “Juntos, promovendo um cuidado seguro desde o início da jornada da vida”.
“O HRMS é um Hospital Amigo da Criança, referência em atendimento neonatal e Centro Estadual de Referência do Método Canguru. Temos uma grande responsabilidade com a segurança dos nossos pequenos pacientes, garantindo cuidados desde os primeiros dias de vida”, destacou.
Conscientização das equipes
Para celebrar a data e reforçar a importância do envolvimento de todos no processo de cuidado, o Setor de Qualidade e Segurança do Paciente do HRMS promoverá, no dia 18 de setembro, um evento na Recepção Central do hospital. A ação contará com diversas estações informativas sobre medidas de segurança, voltadas para profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. O evento ocorrerá das 9h às 14h.
Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS