Publicado em 26 nov 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •
No Novembro Bordô, a SES destaca a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca e convida profissionais e a sociedade a contribuírem com a Consulta Pública da Linha de Cuidado do Câncer de Boca
Durante o Novembro Bordô, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) destaca a importância dos cuidados com a saúde bucal e do acompanhamento regular na rede de Atenção Primária.
Neste ano, a SES também fortalece o diálogo com profissionais, instituições e sociedade civil ao abrir oficialmente a Consulta Pública da Linha de Cuidado do Câncer de Boca. A iniciativa, conduzida pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal e pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, recebe contribuições de 24 de novembro a 27 de dezembro de 2025.
Cuidado bucal: Prevenção salva vidas
O câncer de boca é um dos tipos de câncer mais preveníveis quando há atenção aos fatores de risco e consulta regular ao dentista. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção por HPV e higiene bucal inadequada estão entre os principais fatores associados ao desenvolvimento da doença.
O Novembro Bordô reforça que sintomas persistentes, como feridas na boca que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas, dificuldade para mastigar ou engolir, dor ou alteração na voz devem ser avaliados por um profissional de saúde. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e melhora a qualidade de vida do paciente.
A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que o Novembro Bordô reforça um compromisso essencial: aproximar o cuidado bucal da população e qualificar a rede para o diagnóstico precoce. “O câncer de boca é prevenível e tratável quando identificado cedo. Por isso, fortalecer o acesso ao dentista, estimular ações educativas e qualificar os fluxos de atendimento são prioridades. A Consulta Pública representa um passo importante para que a Linha de Cuidado seja construída de forma participativa, refletindo as necessidades dos profissionais, dos serviços e principalmente das pessoas que dependem do SUS”, afirmou Maymone.
A gerente de Saúde Bucal na Média e Alta Complexidade, Caroline Murat destaca a importância da participação social na construção da Linha de Cuidado. “A elaboração desta Linha de Cuidado é um avanço importante para organizar fluxos, padronizar condutas e fortalecer o cuidado integral às pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer de boca. Contamos com as contribuições de profissionais, instituições e usuários para aperfeiçoar o documento e qualificar os serviços desde a prevenção até a reabilitação”, explica Murat.
Consulta Pública da Linha de Cuidado do Câncer de Boca
A Consulta Pública é destinada a gestores, profissionais da saúde, instituições de ensino e pesquisa, conselhos profissionais e à sociedade civil, com o objetivo de reunir contribuições para aprimorar o documento que organiza o cuidado integral às pessoas com câncer de boca e orofaringe no SUS de Mato Grosso do Sul.
A Linha de Cuidado estabelece diretrizes que abrangem prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, promovendo um percurso assistencial claro, qualificado e humanizado para o usuário. A construção participativa é fundamental para que o documento reflita as necessidades reais dos serviços, dos profissionais e da população.
Acesse os documentos e participe:
Documento completo da Linha de Cuidado:
clique aqui
Envio de contribuições (Consulta Pública):
clique aqui
Dúvidas e esclarecimentos:
gpeis.esp@gmail.com
André Lima, Comunicação SES
Foto: Arquivo Coordenadoria de Saúde Bucal SES