SES e UFMS disponibilizam curso sobre Vigilância Alimentar e Nutricional para qualificar cuidado às condições crônicas

  • Publicado em 02 jan 2026 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •

  • A SES disponibilizou um novo curso voltado ao fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional no SUS

    A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) disponibiliza o curso “Vigilância Alimentar e Nutricional em Condições Crônicas”, voltado à qualificação de profissionais e gestores do SUS para o fortalecimento do cuidado às condições crônicas, especialmente na Atenção Primária à Saúde.

    A qualificação é resultado de uma parceria entre a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), o Ministério da Saúde, a ESP-MS (Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser) e coordenado pelo OCCA/UFMS (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A ESP-MS é responsável pela gestão acadêmica e certificação dos participantes.

    Com foco na Vigilância Alimentar e Nutricional, o curso busca ampliar o uso dos indicadores nutricionais no planejamento, na gestão e na organização do cuidado em saúde, qualificando a tomada de decisão nos territórios. A proposta responde à necessidade de fortalecer o monitoramento do estado nutricional e dos padrões alimentares da população, diante do crescimento das condições crônicas não transmissíveis.

    Para a gerente de Educação Permanente em Gestão e Atenção à Saúde da ESP-MS, Fernanda Canale, a iniciativa contribui para aproximar a formação das necessidades reais dos serviços. “O curso fortalece a atuação dos profissionais a partir da realidade do território, ampliando o uso da Vigilância Alimentar e Nutricional no planejamento das ações de saúde”, afirmou.

    O gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, destaca que a qualificação é estratégica diante do cenário epidemiológico do Estado. “Disponibilizar ferramentas que apoiem o cuidado nutricional é essencial para enfrentar tanto o excesso de peso quanto as deficiências nutricionais ainda presentes na população”, pontuou Holsbach.

    Coordenadora do OCCA/UFMS, a professora Camila Mazzeti ressalta que o curso foi estruturado para facilitar a aplicação prática do conteúdo. “Os módulos dialogam com situações do cotidiano dos serviços de saúde, favorecendo um aprendizado mais ágil e diretamente aplicável ao processo de trabalho”, explicou.

    O curso está disponível de forma aberta na plataforma de educação a distância da SES e pode ser acessado pelo endereço:
    Clique aqui

    André Lima, Comunicação SES
    Foto: Gerência de Alimentação e Nutrição SES

    Categorias :

    Alimentação e Nutrição

    Veja Também