Publicado em 17 out 2017 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – A Superintendência Geral de Vigilância em Saúde iniciou na segunda-feira (16) o ciclo de palestras e capacitações do Congresso Estadual de Serviços Farmacêuticos e Vigilância em Saúde. O encontro, que vai até o quarta-feira, acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O Congresso engloba quatro eventos para contemplar diferentes meios de atuação: 2° Encontro Sul-Mato-Grossense de Farmacêuticos, 2° Encontro do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), 2° Meeting de Análises Clínicas e o 1° Seminário Estadual de Segurança do Paciente.
Nesta segunda-feira, cerca de 310 profissionais de saúde participaram das capacitações que tiveram como temas: Capacitação em intoxicações por medicamentos, substâncias químicas e acidentes por animais peçonhentos; Capacitação sobre RDC 302/05 e Protocolos de Segurança ao Paciente.
Capacitações
Realizada em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública no auditório Pedro de Medeiros, a capacitação na Resolução RDC nº 302 teve como objetivo debater novas condutas laboratoriais. Ministrada pela farmacêutica-bioquímica Maria Emília Aracema, a palestra apresentou os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos, postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clinicas, patologia clínica e citologia.
Já no auditório Tertuliano Amarilha, a Capacitação em Intoxicações por medicamentos e acidentes com animais peçonhentos, apresentou as medidas de atendimento para os casos relacionados a intoxicações e os procedimentos a serem realizados. O debate foi realizado pelos técnicos do Civitox/MS, o médico Alexandre Moretti de Lima e o biólogo Isaias Celestino Pinheiro, juntamente com os profissionais de zoonoses dos municípios do estado, que participaram do encontro.
Os Protocolos de Segurança ao Paciente foram apresentados no auditório Germano de Barros de Sousa, pela enfermeira e consultora de gerenciamento do Hospital Albert Einstein, Thais Galoppini Felix. O objetivo foi debater a política de segurança para contribuir na qualificação do cuidado ao paciente nas instituições de saúde.
Jefferson Gonçalves – Assessoria de Comunicação SES