Publicado em 09 nov 2017 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde através da Gerencia Técnica de Saúde Bucal participou nesta quinta-feira (9) de uma ação conjunta entre Conselho Regional de Odontologia (CRO) e a prefeitura de Campo Grande na realização de exames bucais na Praça Ary Coelho. O evento celebra a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, instituída por lei para acontecer anualmente no país, na primeira semana de novembro.
Durante toda a manhã, dentistas, acadêmicos e especialistas orientaram e examinaram as pessoas que passavam pelo estande destacando a importância e os cuidados com a saúde bucal, alertando a população sobre os benefícios de se consultar regularmente com o médico especialista.
Para a coordenadora de saúde bucal da SES/MS, Márcia Issa Malacrida, o objetivo é cada vez mais conscientizar a população do diagnóstico precoce de doenças bucais, em especial o câncer bucal. “É essencial que a população se conscientize e faça ao menos uma consulta por ano. As orientações são feitas pelos profissionais e de acordo com a consulta, caso seja necessário, o paciente já sai daqui com o encaminhamento para o exame. A anatomia da boca é complexa, por isso buscamos orientar sobre os cuidados essenciais para se evitar doenças graves como o câncer”, disse a coordenadora.

Profissionais realizaram consultas e orientações para a população. Ação é alusiva à Semana de Prevenção a Saúde Bucal / Foto: Divulgação
O objetivo da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas à doença, promover o debate sobre políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença.
Curso
A SES/MS vem capacitando profissionais em saúde bucal das equipes de Estratégias da Saúde da Família (ESF) onde já passou pelos municípios de Corumbá, Coxim e Três Lagoas. O curso de Capacitação de Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal visa conscientizar o profissional sobre a realização de exame clínico de pacientes para que as lesões sejam diagnosticadas precocemente.
O curso deve seguir por mais cinco microrregiões nesse ano, para qualificar, aproximadamente, 200 profissionais. As outras seis microrregiões do Estado, que totalizam 11, devem receber o curso no ano que vem.