Publicado em 27 dez 2017 • por Thereza Christina Amendola da Motta •
Campo Grande (MS) – O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, esteve na manhã desta quarta-feira (27) na Casa de Saúde (Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica) e também no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. As visitas fazem parte do cronograma de levantamento de informações e demandas que o gestor tem feito em hospitais e instituições, inclusive no interior do Estado.
Hospital Universitário
No HU, onde o secretário foi diretor presidente antes de assumir a SES (Secretaria de Estado de Saúde), ele se reuniu com a gerente de Atenção à Saúde da unidade, Andreia Lindenberg, com o chefe do Setor de Suprimentos, Dario Cesar Brum Arguello, e com o superintendente do HU, Claudio Cesar da Silva.
Durante o encontro com os gestores, o secretário afirmou que pretende viabilizar uma forma de reunir as gestões hospitalares, inicialmente da Capital, para que possam compartilhar “boas práticas” adotadas nas unidades e que tenham trazido resultados positivos às administrações, sejam no âmbito da redução de gastos, como na desburocratização dos serviços.
“Isso é uma forma simples de proporcionar conhecimento sobre medidas que dão certo”, disse Coimbra.
Segundo o chefe de suprimentos do HU, o hospital refez a licitação dos serviços de lavanderia e, com isso, conseguiu reduzir pelo menos 25% dos gastos com a roupa.
“Mudamos a forma de contratação. Hoje não pagamos mais pelo quilo da roupa suja e sim pelo quilo da roupa limpa. A roupa suja sai do hospital molhada, com sangue, com água, e, claro, fica mais pesada. Assim, nós mudamos a forma de contratação e passamos a pagar pela roupa limpa, que é bem mais leve. Além disso, o quilo que pagamos hoje é 0,60 centavos mais barato”, explicou.
A nova licitação gerou um impacto de 25% a menos nos gastos em relação ao valor inicial que a unidade despendia para o serviço de lavanderia. “A economia mensal é de pelo menos R$ 120 mil”.
Entre as “boas práticas’, o secretário falou sobre a gestão consciente que resultou em aquisições importantes para o hospital. Ainda enquanto diretor do HU, Coimbra autorizou a compra de uma nova ambulância. Adquirida por meio de pregão eletrônico, o veículo será utilizado para o transporte inter-hospitalar de pacientes. “Nós tínhamos um ambulância, mas ela já tinha 10 anos de uso. A nova dará mais segurança aos pacientes”, disse Dario.
Durante a visita, Coimbra presenciou a chegada de uma doação de cobertores feita ao hospital, local onde foi registrada uma foto com parte da equipe da unidade.
Casa de Saúde
Na Casa de Saúde (Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica), Coimbra visitou os espaços e ouviu demandas de funcionários.
Texto: Luciana Brazil – assessoria de imprensa SES. Fotos: Luciana Brazil.