Curso de Medicina da UFMS contará com estágio no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

  • Publicado em 19 jan 2018 • por marianel@ses.ms •

  • Campo Grande (MS) – O governo do estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Saúde, assinou nesta sexta-feira (19) o termo de cooperação entre Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas que viabiliza a realização de estágio para os acadêmicos do curso de Medicina no hospital por 12 meses.

    Com o acordo, o governo do estado repassou cerca de R$ 150 mil para o custeio do estágio, juntamente ao deputado estadual Eduardo Rocha que também destinou R$ 150 mil para o hospital através de emendas parlamentares. Para a governadora em exercício, o convênio representa um avanço para a educação acadêmica e soma esforços com o governo do estado na construção de uma rede de ensino através de hospitais escola, como o Hospital Regional de Três Lagoas que já está em construção.

    A governadora Rose Modesto e o reitor da UFMS, Marcelo Turine, durante a assinatura do termo de cooperação

    “É uma grande oportunidade que beneficiará os acadêmicos de medicina de Três Lagoas e também importante para a população. Teremos a possibilidade de mais atendimentos e um trabalho social na área da saúde. O governo participou como intermediário deste termo, mas sabemos da nossa responsabilidade de fortalecer os hospitais dando condições para que eles possam se desenvolver e oferecer melhores serviços para a sociedade”, disse a governadora.

    Para o secretário de saúde Carlos Coimbra, termo de cooperação auxiliará na especialização dos acadêmicos de medicina da região

    De acordo com o secretário de estado de saúde Carlos Coimbra, a cooperação entre o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a UFMS, abre várias oportunidades no desenvolvimento acadêmico tendo como resultado mais serviços em saúde direcionado a população de Três Lagoas e região. “A nossa maior responsabilidade é dar condições e oportunidades para que acadêmicos medicina concluam e façam as práticas necessárias para a conclusão do curso, garantindo para a sociedade uma mão de obra especializada que ajudará o hospital a realizar as suas ações em saúde e melhorando a assistência à população”, destacou o secretário.

    De acordo com o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria foi possível graças a articulação conjunta da Universidade, Governo do Estado, Prefeitura de Três Lagoas, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores.

    Também participaram do ato o prefeito Ângelo Guerreiro, a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, o diretor do Hospital Universitário, Cláudio César da Silva, e os diretores do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora – Irmã Aurélia Brioschi e Marco Calderon.

    Hospital Regional de Três Lagoas

    Além da parceria entre UFMS e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o Governo do Estado está viabilizando mais um projeto para a realização de estágio para o curso de Medicina da UFMS com a construção do Hospital Regional de Três Lagoas. A obra segue á todos vapor e a previsão é de que seja concluída em um prazo de até 1 ano e meio.

    Após concluída, a unidade vai contar com 138 leitos divididos em: 6 leitos de pré-parto, parto e pós-parto; 3 de indução e recuperação de pacientes; 5 de observação pediátrica; 22 de observação do paciente; 2 de observação psiquiátrica; 10 leitos de UTI cirúrgica; 10 leitos de UTI clínica; 48 de enfermarias; 4 de internação isolamento; 8 de semicrítico; 12 de preparo de recuperação pós-anestésica e 8 de observação recuperação paciente.

     

    Jefferson Gonçalves – Assessoria de Comunicação SES

    Categorias :

    Notícias

    Veja Também