Publicado em 05 mar 2018 • por Thereza Christina Amendola da Motta •
O Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto, realizou um treinamento sobre cateterismo vesical, técnica usada para drenar a urina por meio de um cateter introduzido na uretra e bexiga. A palestra, ministrada pelo médico urologista Faisal Augusto Alderete Esgaib, reuniu servidores, estudantes de enfermagem e profissionais de saúde do município. A proposta teve como objetivo a atualização desses profissionais.
Cateterismo Vesical é a introdução de uma sonda até a bexiga para a retirada da urina. É indicado nos casos de impossibilidade do paciente em urinar, na coleta da urina asséptica para exames, no preparo pré-parto, nos casos de pré-operatório e exames pélvicos e incontinência urinária.
Durante a palestra, foram feitas demonstrações de colocação da sonda vesical em protótipos e foram abordadas técnicas na execução do procedimento para evitar acidentes, traumas e infecções nos pacientes.
“Um evento que traga conhecimento como esse, sempre é muito bem-vindo. Abordamos técnicas que sempre precisam ser relembradas e aprimoradas por nós profissionais de saúde. Muitas vezes, no dia a dia, adquirimos vícios nos procedimentos, por isso é importante uma atualização”, explicou o médico urologista.
No treinamento foram esclarecidas as indicações de realização de sondagem, tipos de cateterismo vesical e higienização para evitar infecções. O médico também falou sobre a importância de identificar os tipo de sonda e para quais situações elas devem ser usadas, para evitar traumas e possíveis infecções nos pacientes. “Seguir as regras corretas de higienização é primordial para evitar qualquer infecção e proporcionar melhor qualidade de vida”.
A enfermeira do Pronto Socorro do HR, Elen Brito, avaliou a palestra de forma positiva e disse que precisa ter o conhecimento necessário sobre o assunto, já que lida diariamente com vários tipos de pacientes e situações diferenciadas.
“A palestra foi muito produtiva, pois esse é um procedimento bem delicado de ser feito. Quanto mais informações tivermos, e mais técnicas soubermos, principalmente vindo de um médico tão experiente como o Dr. Faisal Esgaib, fica mais fácil pra entendermos e estarmos preparados quando formos atuar na enfermagem”, completou a estudante do 2° ano do curso técnico de enfermagem, Frantheska Spat.
Leonardo Cremer- assessoria do Hospital Regional de Ponta Porã.