Publicado em 11 maio 2018 • por Thereza Christina Amendola da Motta •
Campo Grande (MS)- Após reportagem divulgada em veículos de comunicação de abrangência nacional, alegando que tratamentos de tuberculose eram prejudiciais ao invés de ajudarem na cura, o Ministério da Saúde divulgou nessa semana uma nota técnica em resposta à publicação. No texto, o Ministério da Saúde informa inicialmente que nos últimos 10 anos o número de incidência passou de 39 casos a cada 100 mil habitantes para 33,5 casos. “Em números absolutos isso significa uma redução de 73.924 casos, em 2008, passando a 69.569 casos novos notificados, em 2017”, diz o texto.
A matéria replicada massivamente, divulgada pelo programa
VideoNews da BandNews e reproduzida no portal Uol Mais, dizia que “com o tratamento atual as pessoas estão curando menos e morrendo mais”. Diante dessa afirmação, o Ministério ressaltou que os dados oficiais mostram o contrário: a redução no número de óbitos e aumento no percentual de cura, de cerca de 75% nos últimos dez anos, sem tendência de queda.
Aos coordenadores estaduais do PCT (Programa Nacional de Controle de Tuberculose), o Ministério da Saúde solicitou ampla divulgação da nota de esclarecimento. A coordenadora nacional do programa, disse ainda que o esclarecimento se fazia necessário por consideração às pessoas com tuberculose e seus familiares. “Em consideração às pessoas com tuberculose, seus familiares e comunidade, é necessário que estas informações sirvam para tranquiliza-los quanto à garantia.
Segue nota na íntegra: SEI_MS – 3723338 – Nota Informativa sobre Alerta do Observatorio
Luciana de Sá Brazil- assessoria de imprensa SES. Foto: Agência Brazil