Publicado em 12 mar 2021 • por marianel@ses.ms •
Ana Paula foi a responsável por levar as doses aos primeiros imunizados de Mato Grosso do Sul
Após meses de distanciamento social e espera pelo início de imunização, a vacina contra a Covid-19 foi aprovada no Brasil e permitiu que a campanha de vacinação começasse no dia 18 de janeiro em Mato Grosso do Sul.
Se a emoção já tomou conta da gente quando vimos quatro sul-mato-grossenses pertencentes à primeira fase determinada pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) sendo vacinados pela primeira vez no estado, imagina qual foi a sensação da servidora que levou as doses para eles.
Quem teve essa importante participação no ato simbólico de imunização foi a servidora Ana Paula Rezende Goldfinger, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e gerente de Imunização da Secretária de Estado de Saúde.
A servidora conta que foi surpreendida ao ser encarregada de levar as primeiras doses ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. “Estava na rede ansiosa e pronta para acompanhar a equipe da imunização e militares das forças de segurança que já estavam no prédio aguardando para a distribuição aos 79 municípios. Recebi a missão na hora, então foi realmente surpreendente e emocionante”, relembra.
A atuação diária da servidora é voltada justamente com e para todos os municípios do interior com o objetivo de detectar, prevenir doenças, agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, elaborar estudos e normas para as ações de vigilância epidemiológica, além de como gerente estadual de imunização, fomentar estratégias e ações rápidas para conduzir a campanha de vacinação contra a Covid-19.
E para que a imunização acontecesse de forma rápida e oportuna à população, foram necessárias adaptações na logística de envio para fazer as distribuições aos 79 municípios em tempo recorde.
“Em todas as remessas de vacinas que recebemos até hoje, as doses foram enviadas no máximo duas horas após o recebimento. Toda essa logística só foi possível devido a parceria de instituições das forças de segurança do Estado. Foram construídas rotas de distribuição e estes se propuseram e desenvolveram com brilhantismo e profissionalismo a tarefa”, destacou Ana Paula.
Como gerente de imunização, a servidora tem consciência da importância das vacinas não apenas para o combate contra a Covid -19, mas também para prevenção de outras doenças preveníveis com os imunizantes.
Em relação à vacina contra o coronavírus, especificamente, Ana Paula reforça que mesmo com o início da imunização é importante a manutenção do distanciamento social, o uso da máscara, lavagem das mãos e uso do álcool em gel para diminuição e erradicação do vírus.
“A vacina contra a Covid -19 vem como uma esperança de dias melhores, mas nem todos estão tendo essa oportunidade ainda, uma vez que o imunizante ainda é escasso e não atende a todos infelizmente. Então, é necessário ainda que tenhamos cautela com o vírus”.
E a servidora continua: “Meu receio é que com a vacina tenhamos a sensação de segurança, o que não é verdade. Por isso, meu recado vai principalmente aos idosos e familiares, que não devem se descuidar após a vacinação, devem seguir com as orientações como antes, até que tenhamos um número significativo de pessoas imunizadas. Não podemos descuidar e retroceder”, finaliza.
Comunicação SAD
Fotografo: Chico Ribeiro