Auditores do SUS discutem parceria com a SES visando fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria

  • Publicado em 05 set 2023 • por marianel@ses.ms •

  • Com objetivo de fortalecer o SNA (Sistema Nacional de Auditoria) e promover alinhamento estratégico com a Secretaria de Estado de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, representantes da auditoria interna e controle interno do SUS estiveram com o secretário estadual de Saúde, Dr. Maurício Simões, para discutir parceria e cooperação técnica entre o Componente Federal de Auditoria e o Componente Estadual de Auditoria.

    O encontro busca estabelecer uma programação de ações ordinárias em auditoria para 2024. Os componentes de auditoria desempenham diversas atividades essenciais, como a realização de auditorias nos serviços de saúde para garantir a conformidade com as normas e regulamentos do sistema público de saúde. Isso contribui para identificar desvios, irregularidades e monitorar o uso eficiente dos recursos públicos na saúde.

    Além disso, esses órgãos atuam na apuração de denúncias, seguindo a legislação vigente, e fornecem orientações técnicas e capacitações para aprimorar a gestão e o funcionamento do SUS, com foco na transparência. Eles também emitem recomendações para corrigir inconformidades e irregularidades, garantindo a qualidade e prevenindo distorções no SUS.

    O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões Corrêa, auditor-geral da Auditoria, Controle e Avaliação – AudSUS, Auditor Wagner Aparecido da Silva e a chefe do Serviço de Auditoria do SUS no Mato Grosso do Sul, Auditora Rose Mary Hidemi Nakasone Paulo.

    Ainda se fizeram presentes, a coordenadora de Auditorias, Tenile Coelho, do gerente de Auditorias, Jean Clei da Silva, da gerente de Controle e Acompanhamento de Ações Estratégicas, Ana Cláudia Artigas Figueiredo, todos da SES, bem como, da supervisora técnica da SEAUD-MS/AudSUS, Márcia Tereza Pires Francisco. A agenda conjunta demonstra o comprometimento com a utilização eficaz dos recursos públicos em benefício da população usuária do SUS.

    Rodson Lima, SES

    Categorias :

    Auditoria

    Veja Também