Carreta da Saúde da Mulher fortalece cuidado integral e acesso aos serviços do SUS em MS

  • Publicado em 10 out 2025 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • Estrutura moderna oferece consultas, exames e ações preventivas voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

    O Outubro Rosa ganha força em Mato Grosso do Sul com o lançamento, nesta sexta-feira (10) em Campo Grande, da Carreta da Saúde da Mulher. A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), integra o programa “Agora Tem Especialistas” e oferece atendimento especializado, consultas e exames voltados à promoção da saúde feminina.

    Equipe da SES no lançamento da Carreta da Saúde da Mulher (Foto: Divulgação SES).

    O projeto reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, fortalecendo o cuidado integral e ampliando o acesso das mulheres aos serviços de saúde da rede pública.

    A cerimônia oficial de abertura marcou o início das atividades da unidade móvel no estado que permanecerá instalada no local por 30 dias, antes de seguir para outros municípios de Mato Grosso do Sul.

    “A presença da Carreta da Saúde da Mulher em Campo Grande reforça o compromisso do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Governo do Estado com o cuidado integral da população feminina. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas, e iniciativas como esta ampliam o acesso das mulheres a exames e consultas especializadas, fortalecendo as ações de prevenção e o enfrentamento do câncer de mama e do colo do útero em nosso estado”, destacou Michele Martins, gerente de Oncologia e Cuidados Paliativos da SES.

    Ação integrada e regionalizada

    A Carreta da Saúde da Mulher atende mulheres previamente agendadas pela rede municipal de saúde, com prioridade para aquelas encaminhadas pelas unidades de atenção primária, fortalecendo a integração entre os diferentes níveis de atenção do SUS.

    Além das moradoras de Campo Grande, também serão atendidas usuárias dos municípios que compõem a Região de Saúde Centro, referenciados à capital para serviços de maior complexidade.

    Estrutura completa e humanizada

    Com uma estrutura moderna e tecnológica, a unidade móvel foi projetada para oferecer acolhimento e qualidade em todas as etapas do atendimento. O espaço conta com:

    • Consultório ginecológico equipado com colposcópio, ultrassom diagnóstico, mamógrafo digital, cauterizador, bisturi elétrico e pistola para biópsia;
    • Sala de acolhimento, destinada a orientações, pré-exames e pequenos procedimentos;
    • Central de Material Esterilizado (CME), garantindo segurança e qualidade nos processos assistenciais;
    • Sala de espera climatizada, oferecendo conforto às pacientes.

    Cuidado integral e contínuo

    Além das consultas e exames, o projeto integra as OCIs (Ofertas de Cuidado Integrado) em saúde da mulher — uma estratégia que organiza o atendimento de forma integral, unindo prevenção, diagnóstico e acompanhamento contínuo.

    Essa abordagem permite que cada paciente receba orientação e encaminhamento adequados dentro da rede pública, fortalecendo o cuidado em todas as fases da vida da mulher.

    Serviço

    A Carreta da Saúde da Mulher permanecerá instalada no Hospital do Amor, localizado a avenida Ver. Thirson de Almeida, 3.103, Aero Rancho, em Campo Grande.

    André Lima, Comunicação SES
    Foto: Divulgação Ministério da Saúde (capa)

    Categorias :

    Saúde da Mulher

    Veja Também