Publicado em 10 set 2020 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – Em mais uma ação humanitária, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar, fará o transporte de um militar da reserva de 54 anos, que terá a possibilidade de fazer um transplante de rim, na cidade de Campina Grande do Sul, distante 30,5 km de Curitiba, no Paraná.
Claudio Barreto Torres, de 54 anos, reside em Campo Grande e será levado pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar que integra a Casa Militar até Curitiba. O militar da reserva descobriu a doença em janeiro de ano e esta é a segunda vez que vai ao Paraná.
“Estou indo pela segunda vez com a possibilidade de receber um novo rim. Lá, eles levam em consideração, a fila, a urgência e a compatibilidade. Ao todo, são 10 pacientes que passarão por diversos testes até chegar a compatibilidade. Não sei em qual grau estou, mas estou confiante”, pontua o militar.
Caso seja positivo, o transplante será realizado no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. A aeronave utilizada para fazer o transporte será um Baron G58, bimotor potente, com excelente alcance e capacidade de voo, pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar. Conforme o Coronel QOBM Luiz Noleto, este avião realiza a terceira missão humanitária neste ano.
Texto: Rodson Lima
Foto: Edemir Rodrigues