Com olhar estratégico, MS avança na prevenção e manejo das arboviroses

  • Publicado em 17 abr 2025 • por Adrianna Alberti •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da superintendência de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu, entre os dias 24 e 28 de março, uma oficina voltada à qualificação de profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde) no enfrentamento às arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya. A iniciativa visa fortalecer as estratégias de prevenção e resposta em municípios com maior número de óbitos e alta incidência dessas doenças.

    Com carga horária de 12 horas, a oficina “Estratégias Integradas para Organização da Rede de Atenção e Manejo Clínico da Dengue e outras Arboviroses” reuniu profissionais da rede municipal de saúde para discutir os principais desafios locais. O encontro foi realizado nos municípios de Dourados e Três Lagoas, abrangendo 16 municípios da região da Costa Leste e 12 do Cone Sul, selecionados com base no boletim da 9ª semana epidemiológica de 2024.

    Um dos principais resultados do evento foi a construção colaborativa de Planos de Ação, estruturados com base na metodologia 5W2H, com foco na organização da rede de assistência e no aprimoramento do manejo clínico de pacientes com arboviroses. Esses documentos poderão subsidiar os Planos de Contingência Municipais e orientar decisões estratégicas nas redes locais de atendimento. A SES recomenda que os municípios encaminhem seus planos à equipe técnica estadual para apoio e monitoramento.

    Segundo a sanitarista da SES, Elisângela Hermes, a organização da rede assistencial — desde a atenção básica até as unidades de urgência e emergência — é essencial para garantir um atendimento ágil e eficaz aos pacientes. “Ações formativas e preventivas como esta são o ponto chave para alcançarmos soluções em saúde de forma assertiva, conforme o cenário atual das arboviroses”, destacou.

    O evento contou com a presença de especialistas da área, como o médico epidemiologista André Ribas, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, reforçando a importância da integração entre as diferentes esferas do SUS (Sistema Único de Saúde) para o enfrentamento das arboviroses.

    Kamilla Ratier, Comunicação SES
    Fotos: Divulgação

    Categorias :

    Arboviroses

    Veja Também