Publicado em 05 out 2017 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – A Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul realiza até o dia 6 de outubro, o curso de operacionalização do sistema Tabwin. A capacitação, realizada por meio da Gerência de Avaliação de Serviços de Saúde, é direcionada aos auditores municipais e está sendo realizado no laboratório de informática da Agenfa.
Nesta primeira etapa, o curso já conta com alunos dos municípios de Campo Grande, Dourados, Jardim e Maracaju, Nova Andradina, Três Lagoas, Cassilândia, Ivinhema, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Coxim, Rio Verde, Aparecida do Taboado, Jardim, Ponta Porã, Naviraí e Chapadão do Sul.
O objetivo do curso é subsidiar qualquer ator do SUS sendo gestores, auditores, técnicos, epidemiologistas, estudiosos, entre outros, em suas atividades profissionais utilizando a base de informações dos Sistemas do SUS. Entre elas estão, a elaboração de relatórios de gestão, pesquisa, controle, avalição, auditoria e consequente tomadas de decisões relativa à intervenções nas condições de saúde nas três esferas federais.
Os tabuladores de dados TabWin e TabNet foram desenvolvidos pelo DATASUS com a finalidade de oferecer um instrumento simples e rápido, para facilitar tabulações nos Sistemas de Informações SUS.
O Tabwin É um tabulador genérico de dados de domínio público, que permite o manuseio de informações já processadas sobre os arquivos de banco de dados, que se constituem nos componentes básicos pelos Sistemas de Informações do SUS. É responsável pela democratização das Informações em Saúde, organiza dados conforme a pesquisa feita, tabulando junto ou separados diferentes tipos de bases de dados.
Jefferson Gonçalves – Assessoria de Comunicação SES