Publicado em 30 jul 2025 • por Helton Davis Luzardo Souza •
A SES iniciou sua agenda ambiental com o programa ‘SUStentabilidade’, desenvolvido em parceria com a A3P com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão e incorporar critérios de gestão socioambiental nas atividades públicas.
O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (29) na SES (Secretaria de Estado de Saúde), a Agenda de Sustentabilidade na Administração Pública, um marco na construção de políticas públicas mais conscientes e responsáveis nas secretarias, fundações, autarquias e demais repartições públicas do Governo do Estado.
A SES iniciou sua agenda ambiental com o programa ‘SUStentabilidade’, desenvolvido em parceria com a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão e incorporar critérios de gestão socioambiental nas atividades públicas. O programa fortalece a governança e amplia a capacidade institucional da administração Pública visando a promoção do desenvolvimento sustentável, aperfeiçoando a organização e funcionamento da secretaria.


A equipe técnica de Gestão de Resíduos Sólidos e Saúde da SES fez apresentação do programa de sustentabilidade da secretaria que contou com a presença da primeira-dama, Mônica Riedel, apoiadora da Agenda; da secretária-adjunta de saúde, Crhistinne Maymone, e do secretário de Estado de Administração, Frederico Feline.
A primeira-dama do estado, Mônica Riedel, expressou sua satisfação em participar do evento reforçando a necessidade de ações conjuntas e da transversalidade entre as secretarias, compartilhando informações e unindo esforços.
“Esta iniciativa é um exemplo claro de como a colaboração nos leva mais longe. A sustentabilidade pode parecer um conceito distante, mas convido a todos a começarem a fazer a diferença em seus lares e ambientes de trabalho. Cada pequena ação individual, por menor que seja, contribui para um impacto significativo. Por isso, reforço o convite para o simpósio no dia 19 de agosto. Será uma oportunidade valiosa para aprendermos, trocarmos informações e, acima de tudo, transformarmos nossas atitudes em prol de um futuro mais sustentável”, pontuou a primeira-dama.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância de locais que promovam a sustentabilidade, alinhando-se ao conceito de Saúde Única que integra a saúde humana, animal e ambiental, reconhecendo a interconexão entre os quatro pilares da gestão do Governo, um estado próspero, verde, digital e inclusivo.
“Saúde Única sustentável é exatamente essa interação reforçando o compromisso da SES em promover ações que contemplem essa visão integrada para um futuro mais sustentável. A interconexão desses elementos é fundamental para as ações de sustentabilidade e saúde”, afirmou Maymone.
A A3P é uma política pública federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), voltada à incorporação de critérios de sustentabilidade socioambiental nas rotinas dos órgãos e entidades públicas, com ênfase em uma agenda para promoção da Responsabilidade Socioambiental – RSA como ferramenta de gestão institucional que busca a inserção de critérios socioambientais na administração pública.
O secretário de Estado de Administração, Frederico Feline, enfatizou que a política pública ambiental tem sido intensamente desenvolvida e que o foco agora se expande para a sustentabilidade dentro da própria administração pública. “O Estado volta a se preocupar com a sustentabilidade dentro das suas ações, dentro da sua máquina pública, dos nossos prédios, das nossas repartições. A sustentabilidade possui não apenas um lado social, mas também um lado econômico que se traduz em eficiência no gasto público e, consequentemente, em melhor qualidade de serviço para a população”, disse Feline.
Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis