Educar para transformar leva saúde do adolescente para a sala de aula

  • Publicado em 19 ago 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •

  • Projeto reúne mais de 150 pessoas em ação educativa sobre saúde feminina, prevenção e cidadania

    A Escola Estadual Professor Silvio de Oliveira dos Santos, no conjunto Aero Rancho, em Campo Grande, foi transformada em espaço de escuta, informação e acolhimento durante a realização do projeto Educar para Transformar – Viver Mais. A ação, promovida com apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio do PSE (Programa Saúde na Escola), reuniu cerca de 150 pessoas — entre pais, mães, adolescentes e idosos — no Dia da Família na Escola.

    O evento, realizado na última sexta-feira (15), contou com palestras e rodas de conversa conduzidas pela Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), abordando temas como menstruação, contracepção, climatério, prevenção à violência e ao feminicídio. O objetivo foi fornecer informação acessível sobre as diversas fases da vida da mulher e fortalecer a cultura de cuidado dentro da comunidade escolar.

    “Levar esse tipo de informação para dentro da escola é uma forma de ampliar o acesso à saúde e fortalecer vínculos com a comunidade. O PSE tem esse papel: integrar educação e saúde para promover cuidado desde cedo”, explica Claudineia Firmino, técnica da SES responsável pelo Programa Saúde na Escola.

    Parceria

    Além da atuação direta da SES, o projeto é fruto de uma rede de parcerias que inclui a Sogomat (Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul), a Sogia (Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência – Capítulo MS), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Semed (Secretaria Municipal de Educação), a SED (Secretaria de Estado de Educação), os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio do movimento #TodosPorElas, a Escola de Saúde Pública de MS e a Famed-UFMS.

    Criado em 2023, o Educar para Transformar tem como missão promover a saúde da mulher por meio de ações educativas e sensibilização. As atividades são direcionadas a dois públicos principais: multiplicadores, como professores e equipe escolar, e famílias e estudantes, geralmente mobilizados em eventos como o Dia da Família na Escola.

    Além dos temas ligados à saúde feminina, o projeto também aborda prevenção de ISTs, gravidez não planejada, principais patologias e tipos de violência, com linguagem clara e abordagem humanizada. A proposta é formar agentes de transformação social e ampliar o alcance das políticas públicas de saúde.

    A presença ativa da SES e seus parceiros reforça o compromisso do Estado com ações intersetoriais que aproximam saúde, educação e cidadania — dentro e fora da sala de aula.

    Danúbia Burema, Comunicação SES
    Fotos: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também