Gestores do Cone Sul discutem implantação do Hospital Regional de Dourados em reunião da CIR

  • Publicado em 11 dez 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •

  • Gestores estaduais e municipais se reuniram nesta quinta-feira (11) na CIR do Cone Sul para discutir o funcionamento escalonado do novo Hospital Regional de Dourados e atualizar as estratégias de organização da rede de saúde da macrorregião

    A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta quinta-feira (11) a reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional) da Macrorregião Cone Sul, que reúne 34 municípios e cerca de 900 mil habitantes. O encontro teve como foco a atualização das ações regionais de saúde e o alinhamento da implantação do Hospital Regional de Dourados, que iniciará suas atividades de forma escalonada.

    O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, apresentou aos prefeitos e secretários municipais o planejamento assistencial do novo hospital, detalhando as prioridades e os serviços previstos para a primeira fase. Segundo ele, o escalonamento considera etapas de curto, médio e longo prazo. “O Hospital Regional transformará o cenário assistencial do Cone Sul, reorganizando e fortalecendo a rede de atendimento para toda a população”, afirmou Simões.

    Representando a Diretoria de Saúde da Assomasul, o prefeito de Nova Andradina, Leandro Fedossi, destacou a importância do diálogo regional e confirmou que a inauguração ocorrerá em 20 de dezembro, com abertura por fases. A unidade de hemodinâmica deve iniciar as atividades em abril. “Foi uma discussão muito positiva, que reforça a regionalização da saúde e garante participação ativa dos municípios nas decisões”, avaliou.

    Secretário municipal de Saúde de Iguatemi e presidente do Cosems, Janssen Portela Galhardo, ressaltou que a reunião também tratou de ferramentas e atualizações apresentadas pelo Conasems, como os novos painéis e o sistema “O Quanto Custa”, além dos déficits identificados nos conselhos municipais de saúde. Ele reforçou que o Hospital Regional ofertará 100 leitos de clínica médica, 10 de UTI adulto e 10 pediátricos, somando-se à Policlínica já inaugurada. “Essa estrutura fortalece os 34 municípios da região, e seguimos em parceria com a SES para avançar nas demandas coletivas”, disse Janssen.

    O secretário municipal de Saúde de Ponta Porã, Daniel Kayatt, explicou que os municípios estão se organizando para a fase inicial de funcionamento. “Debatemos como será feita a implantação por especialidades e quais casos serão referenciados neste primeiro momento. A Policlínica já está atendendo, e agora avançamos para a abertura da primeira ala de internação, seguida da segunda”, afirmou.

    André Lima, Comunicação SES
    Fotos: André Lima

    Categorias :

    Geral

    Veja Também