Governo do Estado garante incentivo de 1,9 milhões para o fortalecimento de ações de imunização no MS

  • Publicado em 09 fev 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicou em Diário Oficial do Estado a Resolução n. 173/SES/MS que institui a campanha estadual de vacinação ‘MS Vacina Mais Plus’, visando a intensificação e o fortalecimento das ações de imunização nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A campanha acontece no período de Carnaval, entre os dias 16 de fevereiro e 7 de março.

    O incentivo financeiro no valor de R$ 1.935.000,00 será destinado para custeio, em caráter provisório, para pagamento de incentivo financeiro aos trabalhadores de saúde das secretarias municipais de saúde, designados para atuar nas ações municipais de execução da campanha ‘MS Vacina Mais Plus’ e/ou no custeio dos serviços de apoio de atividades de vacinação extramuros – quando a vacinação é realizada fora da unidade de saúde.

    Conforme o gerente de Imunização da SES, Frederico de Moraes, a proposta é que os 79 municípios realizem os seus cronogramas prevendo atividades extramuros. “Para isso o Governo do Estado publicou essa resolução, trazendo um incentivo financeiro. Esperamos um aumento da oferta da vacinação nesse período, contribuindo assim com o cenário epidemiológico e também com as coberturas vacinais do estado”.

    Com o incentivo, os municípios poderão realizar estratégias que contribuam para a melhoria das coberturas vacinais, sejam de vacinas ofertadas na rotina, assim como nas campanhas de multivacinação – com oferta de imunizantes para todas as fases da vida.

    O envio do cronograma com o planejamento de ações das secretarias de saúde dos municípios deverão ser assinados e enviados em formato digital para o e-mail: imunizacaoestadualms@gmail.com até o dia 15 de fevereiro.

    A memória de cálculo do incentivo financeiro de custeio será de acordo com critérios populacionais e repassado ao município fundo a fundo em parcela única até o dia 15 de março, mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos em resolução.

    Kamilla Ratier, Comunicação SES

    Foto: Arquivo

    Categorias :

    Imunização

    Veja Também